Como fazer ANILHAS de CONCRETO por R$ 0,70 o kg!

Como fazer ANILHAS de CONCRETO por R$ 0,70 o kg!

Como fazer ANILHAS de CONCRETO por R$ 0,70 o kg!


1.412.522 visualizações • 3 de abr. de 2021 • O Manual do Mundo agora é fitness e vamos ensinar a fazer anilhas caseiras para que você entre nessa também! Já falamos sobre corrida e como a escolha do tênis e da playlist correta podem melhorar e muito o nosso desempenho durante os exercícios. E para intensificar os nossos treinos, passamos para a parte da musculação. “Mas, Iberê, eu não tenho dinheiro para pagar academia todo mês”. Tudo bem! Nós vamos ensinar a fazer anilhas caseiras 20 vezes mais baratas que as de aço para que você possa treinar em casa! E como sabemos que o YouTube é cheio de tutoriais ensinando a fazer este tipo de equipamento esportivo, fomos atrás da melhor receita! Então, se você quer aprender a fazer anilhas caseiras de concreto com peso preciso, resistentes, seguras e bonitas como as da academia, você não pode perder este vídeo! Para cumprir com a nossa missão, contamos com a ajuda da Amanda Alves e do Fernando Ribeiro, lembram deles? Os engenheiros civis participaram daquele Boravê de como é feito o poste de rua. Além disso, a Amanda e o Fernando são donos de uma fábrica de postes e de uma linha de concreto. Isso significa que eles nos passaram a fórmula ideal e efetuaram os melhores testes para a produção do equipamento perfeito. Confira no canal deles: https://youtu.be/UPkmdkwmpec Os resultados foram os mais satisfatórios: nossas anilhas resistem a quedas de até 2 andares. E o melhor: para produzir o equipamento, buscamos o máximo de qualidade e o mínimo de gastos, chegando na média de R$0,70 a cada 1kg! MATERIAIS PARA FAZER AS ANILHAS: Cimento; Areia fina; Brita; Cola branca; Arame; Água; Tinta spray. MATERIAIS PARA OS MOLDES: Formas ou recipiente de plástico para 1 kg, 3 kg e 5 kg; Óleo de soja; Canos de PVC. MATERIAIS PARA AS BARRAS: Cabo de vassoura; Cano de alumínio; EVA; Cordas. Tão importante quanto a lista de materiais é o modo de preparo das nossas anilhas caseiras. Afinal, a resistência está diretamente relacionada ao preparo. O segredo é o arame colocado dentro da massa! Ficou curioso? Confira o vídeo! Vale o joinha, não é mesmo? ► Conheça o Canal Amanda e Fernando: https://www.youtube.com/channel/UC_qB... ► REGRA DE TRÊS, a conta mais importante da sua vida 🔵Manual do Mundo: https://www.youtube.com/watch?v=ls6YL... ► COMO É FEITO CIMENTO ​ 🔵Manual do Mundo: https://www.youtube.com/watch?v=YlydL... ► Fizemos a BOLA PERFEITA DE CONCRETO! https://www.youtube.com/watch?v=yqY2V... ► Loja Oficial do Manual do Mundo: https://lojadomanual.com.br​ ► Inscreva-se: https://youtube.com/user/iberethenorio Dúvidas e sugestões: contato@manualdomundo.com.br Negócios: atendimento@manualdomundo.com.br Imprensa e convites: assessoria@manualdomundo.com.br Site: http://manualdomundo.com.br​ Facebook: http://facebook.com/manualdomundo​ Instagram: http://instagram.com/manualdomundo​ Twitter: http://twitter.com/manualdomundo​ Facebook Mari: http://facebook.com/marifulfaroreal​ Instagram Mari: http://instagram.com/amarifulfaro​ Twitter Iberê: http://twitter.com/iberethenorio​ CRÉDITOS Direção e apresentação: Iberê Thenório Produção executiva e apresentação: Mari Fulfaro Gerência de projetos: Marcel Albert Câmera: André Cavalieri Roteiro: Marcela D'Angelo Coordenador de produção: Tiago César Silva Produção: Arthur Okuda Edição e finalização de imagens: Thaís Paneto 📩Manual do Mundo Comunicação LTDA Caixa Postal 77811 CEP 05503-970 SP - SP Mostrar menos Mostrar mais

Como fazer ANILHAS de CONCRETO por R$ 0,70 o kg!



Hoje eu vou mostrar para vocês como fazer uma   anilha caseira de concreto  que é boa, bonita e barata! Faz um tempo que eu perguntei no Twitter  se as pessoas queriam que a gente fizesse   anilhas caseiras de concreto,  que custassem, mais ou menos,   um trinta avos do preço de uma anilha  padrão de aço, que cara é para caramba! Eu acho que você, por outro lado,  pensou que a gente ia esquecer   disso e colocar naquela lista de promessas  intermináveis que a gente nunca cumpre. Pensou errado!

Como tem um monte  de vídeo aí no YouTube ensinando   fazer esse tipo de anilha, a gente  vai tentar fazer a melhor de todas! Eu quero que essa anilha fique muito resistente,   que o peso dela seja preciso e que  ela seja bonita também. Só que eu   não sei muito bem lidar com concreto, nem  fazer anilhas, então eu chamei reforços! Pedi ajuda para o Fernando e para  Amanda que são engenheiros civis   e eles que participaram daquele  #boravê de como é feito o poste! Eles têm uma fábric a de poste e

uma anilha  de concreto, imagino que nada mais é,   do que uma bolacha do poste, né?  Uma sessão um corte de um poste. Então eu conversei com eles para ver qual seria a   melhor fórmula para conseguir  fazer uma anilha desse jeito. Os testes de vocês deram certo? Gente! As  anilhas aguentam uma queda de dois andares,   ninguém vai acreditar quando ver! Eu acho que não vai ter ninguém da altura  de dois andares para jogar essa anilha no   chão e ver ela cair, né? Porque a minha  preocupação, acho

que a preocupação maior,   é que a pessoa possa jogar no  chão, caso não aguente o peso, né? Mas também, quando tiver na barra, ela possa  apoiar no chão sem medo, né? Porque quando   você vai bater no chão, a própria anilha  que aguenta o peso da barra inteira, né? Vocês acham que, para isso,  tá ... Essa forma funciona? Quando a anilha cai no chão, é só um ponto  dela que entra em contato com o chão. Então,   esse ponto é o ponto mais crítico que a  gente te m e o que acontece normalmente é

que,   só esse pontinho, ele lasca, ele sai  um pedaço. Porque ela não consegue   distribuir essa carga que ela recebeu por  todo aquele resto de concreto que a gente tem. E aí cairia esse pedacinho e com isso a nossa  anilha ia se despedaçando aos poucos. Apesar   de que, com certeza, ela aguentaria muito  mais força de compressão, então o desafio aí,   na realidade, é como é que a gente vai  fazer esse concreto trabalhar todo junto. E aí entrou a questão da cola  branca, que a gente

utilizou,   além da armadura para fazer essa  distribuição melhor e garantir   um concreto com mais aderência nele mesmo,  que aí ele não quebra o pedacinho pequeno. A nossa recomendação é também utilizar  no chão aparadores para as anilhas. E não por causa da anilha em si, porque quando a  gente pegou as anilhas e quebrou elas no concreto,   quem quebrou o concreto de baixo  e não o concreto das anilhas. Caramba! Cimento CP2, areia fin a, brita 0 ou 1, de  preferência 0, cola branca e aço de 4,2

mm de   diâmetro. Se você não tiver esse aço exatamente,  você pode usar um arame que você tiver aí. Aliás,   arame é uma coisa você vai precisar de  qualquer jeito, porque você vai ter que   amarrar esses ferros formando uma armadura  que fica dentro da anilha. Para conseguir um   formato de anilha bom a gente precisa de uma  forma. O que a gente fez aqui? Comprou essa   bacia no supermercado e cortou um pedaço  de cano de PVC de 1 polegada ou de 32mm,   esse cano de PVC foi colado aqui no

fundo,  com cola quente. O bacana desse tipo de cano,   é que ele tem mais ou menos a  mesma espessura de uma barra,   dessa que você compra para colocar anilha. Então  essa anilha é compatível com as barras comerciais. Essa bacia aqui eu vou usar para fazer  anilhas de 5kg, mas eu também quero fazer   uma aniilha de 3kg, então vai um pote  um pouco menor, e uma anilha de 1kg. A gente conseguiu os vasilhames de p lástico lá  no mercado local mesmo, à preça também super   acessíveis. O conjuntinho

com três, que deu para  gente fazer anilhas de 1, de 3 e de 5kg custou só   R$7,00 para gente, porque eles são reutilizáveis,  contanto que você não quebre, né? Para testar a   resistência eu vou fazer alguns corpos de prova,  então a gente vai usar o mesmo cimento aqui,   das anilhas um pedacinho de ferro também e colocar  dentro desse cano de PVC de 5 cm de diâmetro. Mas o que o corpo de prova tem q ue ter  armadura também, para simular anilha! Vocês só complicam a minha vida, pelo  amor de

Deus! Eu não ia por nada,   agora vou ter que fazer um monte de  armadura dentro desses corpos de prova. É completa! O arame vai fazer toda a diferença na tua anilha  e tu não deixa de colocar esse arame, viu? Concreto simples aqui não resistiu. Eu em pé,  com os braços levantados, soltei e ele quebrou   no meio. Com a armadura dentro, ela caiu três  vezes, do andar daqui de cima e não que brou. Então é o ferro que vai fazer essa  distribuição, daquela carga pontual   para toda aquela área de

concreto que a gente  tem. Porque de nada adiantaria a gente ter um   monte de concreto maravilhoso super resistente  se a gente não consegue fazer ele trabalhar. O corpo de prova é uma coisa que se usa  muito em construção. Porque imagina só,   você faz um concreto de um prédio e você quer  testar se aquele concreto já está resistente,   já passou tempo suficiente, se ele está bom.  Você não vai descer a marreta no próprio prédio. Você tem aqui, uma amostra daquele  concreto para poder

quebrar. Primeiro passo então é fazer a armadura,  que aumenta muito resistência. Daí,   já vou fazer uma espécie de jogo da velha  com o ferro e ele não pode encostar nas   bordas laterais aqui, da minha bacia, depois  ele não vai poder encostar no fundo também,   mas a gente resolve na hora de fazer a massa. E eu junto tudo aqui, usando os pedaços de arame. Qualqu er tipo de metal, na realidade,  já vai te ajudar nisso! Inclusive,   algumas telas plásticas também  ajudariam a manter essa flexão

ali,   dentro da peça de concreto.  Você fez um com arame, não foi? A gente chamou de fibras de aço, porque a  gente utilizou vários pedaços pequenos de aço,   feitos com arame cortado, a gente percebeu  que ficaria melhor assim. Invés de a gente   cortar o arame, a gente pegasse o  arame e fizesse alguns anéis que aí,   ela ia distribuir os esforços  de flexão muito melhor. Isso, esse ferro ele funciona  como literalmente nosso esqueleto. Para fazer o concreto, a gente vai  medir os

ingredientes em litros. Então,   aqui do lado a gente tem uma tabela, você  pode ver que isso aqui é para fazer 10kg   de anilha. Quando você for fazer em  casa, você pode uma regrinha de três,   a gente já ensinou a fazer regra de três aí  se você quiser fazer mais ou menos de 10 Kg. No nosso caso, a gente vai fazer 25,   porque somando as a nilhas e corpos de  provas é mais ou menos isso que vai dar. 1, 2, 3, antes de colocar a cola e água,  eu tenho que fazer uma coisa nessas formas   quer

passar um desmoldante, alguma substância  que facilite a retirada do concreto depois. No caso, esse óleo de soja mesmo.  Como se a gente estivesse ... Como   chama? Faz na forma antes  de ... Untando uma forma. Agora sim, eu já posso colocar a cola  e a água, porque depois que eu misturar   tudo eu tenho que trabalhar rápido!  Não dá para ficar comendo mosca não. Não sei porque eu tenho a impressão que  está abaixando a água dessa piscina. A gente vai começar então, com uma pequena medida  que

vai ser uma relação de água e cimento. A gente   vai utilizar, inicialmente, a relação de água e  cimento, a gente tentou a de 0,2. Que é a mais   resistente que tem! Só que a gente não  tem uma boa trabalhabilidade, com isso,   o que acontece? Por cima ele fica muito farofa,  para a gente trabalhar. Está super resiste nte,   mas exige muito do nosso braço para a  gente poder moldar aquela massa tão dura. Ela nem entra no formato de tão farofa que  ela está, então a pessoa vai adicionando   a

água até ela conseguir na forma  criar aquela superfície lisinha,   porque criou uma pasta com concreto. Só  isso, o mínimo possível para chegar aí. Esse aditivo plastificante da cola  branca vai permitir, diferente da água,   que os grãos deslizem mais  facilmente um sobre o outro,   no lugar dessa água ev aporar e deixar vazios  no meu concreto, a cola branca vai ajudar   esses vazios a serem preenchidos na realidade  com o deslizamento mais fácil das partículas. E aí eu consigo um concreto

menos poroso  no final e mais resistente também. Também, não precisa nem ficar pronto! Você já tem  a musculação só fazendo a massa. Se você quiser,   você mistura só a água e pedra e  aí você pode usar várias vezes. Pelos cálculos do Fernando e da Amanda, a  gente vai perder mais ou menos 3% de massa,   porque uma parte da água vai secar e a  outra parte fica incorporada no concreto   mesmo. Então para uma anilha de 5 kg,  eu preciso fazer 5.150kg de concreto. Uma dúvida, como que eu faço para

separar armadura  do fundo da forma? Porque ela está encostando,   aí eu fiz aqui, ela fica encostada na bacia,  como que eu levanto? O que eu uso como calço? Mais simples realmente é colocar uma pequena  camada, vir com armadura e colocar mais algumas   camadas, o problema do ferro é entrar em  contato com o oxigênio que aí ele oxida. E quando ele oxida, ele literalmente aumenta de  volume e por dentro e explode no meu concreto,   então acaba quebrando anilha de dentro para fora,  se eu deixo

qualquer pedacinho dele exposto. A vibração do concreto é muito importante  para a gente tirar os vazios do concreto,   quando a gente tira esses vazios a gente  tem um concreto, além de menos poroso,   um concreto mais resistente e  com o acabamento por cima melhor. Clar o que o excesso também pode fazer mal,   né? Todo o excesso faz mal, porque eu  posso acabar separando que eles, da ação,   que a gente chama de separar as pedras,  da pasta em si e do cimento com argamassa. Então, claro que

tudo tem dosagem, mas precisa se  fazer um bom, uma boa vibração do concreto, viu? Nesse caso, como que eu faço a vibração? O que a gente indica, na verdade, é uma vibração  entre 30 segundos e um minuto e meio. Geralmente   é suficiente e aquele acabamento em cima que as  britas podem acabar subindo um pouco e flutuar,   tu pode vir depois com uma pequena pazinha  de pedreiro, daquela um pouquinho menor,   e fazer a compactação mesmo. Assim,  empurrar um pouquinho essa brita para   dentro do

concreto e nessa própria  força de empurrar, tu vai compactar   um pouquinho mais os grãos do cimento e talvez  conseguir até aquele famoso cimento queimado. A ideia é deixar isso aqui descansando por  pelo menos uma semana, só que no dia seguinte,    enquanto o concreto ainda não está completamente  seco, eu preciso de tirar esses canos de PVC. Senão, depois fica quase impossível de  tirar. Outra coisa que eu preciso fazer,   assim que o concreto endurece um  pouco, é jogar a água por cima. A

gente só indica que nesses 7 dias que ele está  curando, tu sempre vá lá, dá uma olhadinha nele,   se possível deixar ele curando embaixo da água  também, porque se ele perder água muito rápido,   o que acontece aqui na nossa região que é  muito quente, pode acabar dele ir aparecendo   as pequenas fissuras e também vai  perder um pouco a resistência dele. Eu não sei se está curado,  mas que está bonitinho, está! Tem cheiro de óleo de cozinha! Ó, um teste muito preciso agora, que  é o teste do

umbigo. Ver se na altura   do umbigo ele quebra, falando sério  eu não preciso ter uma altura exata,   o importante é que sempre que  eu teste, seja da mesma altura! Olha o esqueleto aguenta bem, viu?  Porque ele vai quebran do por fora,   mas o que tá grudado ali no ferro, não solta! Mais uma semana! Apesar de o concreto não ter curado 100%  ainda, eu troquei um WhatsApp com o Fernando,   ele falou que eu já posso desinformar,  porque assim, ele vai secando, né? Agora está debaixo da água e aí 

eu consigo passar massa corrida. hahaha Tem um pouquinho! Esse de 5kg aqui, é o que eu estou mais curioso! Ah! Ficou bonitão, hein? Au! Pegou meu dedinho! Agora vou deixar essas anilhas descansando,   secando e a gente dá um  acabamento daqui alguns dias. Há duas semanas ... deve estar mais forte! Tira uma lasquinha, mas ... E na  altura da cabeça não está quebrando... Arrancou uma lasquinha, mas  continua praticamente inteiro. Agora já posso começar a dar o acabamento,   essa parte não é

obrigatória,  mas eu acho que fica mais bacana. A primeira coisa que eu vou fazer a passar massa  corrida, que a massa que se passa em parede mesmo,   para tirar imperfeições, ela vai tampar os  buraq uinhos da anilha, eu vou tentar passar   nessa parte mais rugosa também, mas eu não  sei se resultado vai ficar aquelas coisas. Isso aqui tem que deixar secar por bastante  tempo, de um dia para o outro e depois lixar. Em seguida, eu vou pintar com o spray  preto. Para dar um Grand Finale aqui,   eu

recortei alguns números para fazer  um estêncil, usando spray branco. Dá só uma olhada no resultado  final das nossas anilhas! Vamos combinar, vai! Eu acho que no  critério de beleza, essa s anilhas passaram! Óbvio que ela não é uma anilha  de aço, toda chique, mas cara,   se for pensar que a gente fez isso  em casa eu acho que está bom demais! Lógico que com o tempo isso aqui vai descascar  um pouquinho e tal, mas eu posso dar uns   retoques ali de pintura. A gente também bolou  um jeito de você

fazer a sua própria barra, tá? Porque não vamos comprar barra para  você que está fazendo tudo em casa. Como é que é isso aqui? Eu coloquei um pau de  vassoura dentro de um can o, desses bem fininhos,   que vão na parede levando energia elétrica.  Então à força toda tá no pau de vassoura,   o problema do pau de vassoura é que se  ele quebra, ele pode machucar sua mão,   então o ideal é ter um cano em  volta. Pode ser um cano de PVC,   mas a gente não achou um cabo de  vassoura que entrasse no

cano de PVC. Depois a gente passou EVA em volta que é para  engrossar um pouco e encaixar nas anilhas. Então   você pode ver que a anilha encaixa bonitinho  aqui, ó . E até um certo ângulo ela nem cai,   então dá até para você fazer exercícios  sem prender a ponta, mas isso é perigoso. Então, o que a gente bolou para aprender a  ponta? Eu coloco as anilhas aqui e depois eu   dou um nó aqui na ponta com um pedacinho de  corda, olha só que legal, eu vou dar um nó   direito. É praticamente um nó

cego, só que aqui em  cima você faz ao contrário, tá? A corda que sobrou   para cá, essa aqui para cá e encosta uma na outra,  na posição que elas estão e depois você fecha. 6kg de anilhas aqui, de boa, essa aqui fica  muito confortável, dá para fazer exercício   tranquilamente. Vamos fazer aqui o nosso pezinho,  nosso halter de 10kg, para ver como é que fica. Esse EVA, a gente colou com supercola e  aqui no meio tem mais uma camadinha de EVA,   para que a anilha não invada a barra. O

comprimento, a gente fez aqui com  50cm. É, tem que ser meio comprido,   porque essas anilhas ficam  um pouquinho mais gordinhas,   né? Mais largas do que uma anilha comum  da academia. Porque ela é menos densa. Ah" Está "chique núrtimo" mais legal de tudo  quem vê você com isso aqui na mão, ó, "rapaz,   deve tá fazendo uma rosca ali com mais ou  menos uns 25kg" só que não, tem 10 hehehe Não vai embora não porque tem três coisas  que a gente precisa ver aqui, que a gente   precisa testar nessa

história. Primeira coisa é  o preço, considerando que o saco de cimento de   25kg custa R$20,00, o saco de brita 0 de 20kg  cust a R$5,00 e um saco de areia fina de 20kg,   custa R$5,00 também, o final, constando a fórmula  que a gente usou aqui é de R$0,47 por quilo,   esqueci de colocar a cola branca  considerando então a cola branca   que fica mais ou menos uns R$18 o quilo, o  valor da nossa anilha por quilo é de R$0,70. Se você pesquisar muito, mas muito, mas muito  mesmo na internet você

vai achar aí anilhas   daquelas, não pintadas por R$8 ou R$9,00 o quilo,  mas o padrão é ser bem para cima de R$10,0 0,   isso quer dizer que isso aqui ficou mais ou  menos 20 vezes mais barato que uma anilha   de aço. Segunda coisa é a precisão do peso,  vamos ver se isso aqui ficou realmente com 5kg,   3kg e 1kg que não pesei antes de  pintar, mas a balancinha está aqui ó. 5,56kg, 1% de erro. 5,62kg, 5,83kg. 3,21kg, 2,743kg, aqui saiu um  pouquinho quase 10%, 3,11kg. 0,997kg, 1kg perfeito,

aaaaah, vamos combinar,  vai! Se você for numa loja e pagar R$25 no   quilo da sua anilha, botar em cima da balança,  eu aposto que não vai dar 1000 gramas perfeita. Vamos para o último teste e o mais triste  de todos testes de resistência. Isso aqui   tem que aguentar cair no chão algumas vezes, né? O ideal seria você treinar  no chão de terra ou de grama,   porque você pode simplesmente ó tacar no  chão, que não acontece absolutamente nada. Vamos jogar esse aqui no paralelepípedo para ver

o   que da cintura primeiro! Sofre   algumas avarias aqui, mas não vai perder muito  a massa não, dá para continuar usando normal. Rapaz! Lasca, mas aguenta bem e agora estou  até com dó, porque eu peguei amor esses   bichinhos aqui. Vamos jogar aqui na  altura do nariz, então logo de vez em! Arranca uma lasquinhas sim, não quebra a anilha,   eu acho que resultado para uma anilha  que R$0,70 o quilo está bom demais! E se isso aqui te ajudar a fazer exercício, você  economizar uma grana, você não

sair muito de casa   nessa pandemia, eu acho que a minha missão,  da Amanda e do Fernando, já está bem cumprida! Vocês vão fazer o vídeo mostrando  como vocês fizeram esses testes,   como se desenvolveram essa forma, né? Exato! Vai estar tudo lá, no nosso canal! Fechou, então pessoal! Adorei conversar com vocês! Espero que a gente invente mais coisas  para fazer mais para frente, tá? Obrigado! A gente espera todo mundo bem lá no  nosso canal, também! Um beijo! Não esqueçam de   deixar o like, se

inscrever nesse canal, se você  não tesá escrito e dar uma olhada ta

0 resposta a "Como fazer ANILHAS de CONCRETO por R$ 0,70 o kg!"

Postar um comentário

Iklan Atas Artikel

Iklan Tengah Artikel 1

Iklan Tengah Artikel 2

Iklan Bawah Artikel