Como fazer um bom fichamento? - Brasil Escola

Como fazer um bom fichamento? - Brasil Escola

Como fazer um bom fichamento? - Brasil Escola


108.593 visualizações • 19 de mar. de 2021 • Sabe quando estudar humanas parece impossível? O gênero fichamento existe exatamente para organizar seus estudos e seu aproveitamento sobre tudo o que lê. Confira nesta aula como fazer um bom fichamento. Quer saber mais sobre o assunto? Brasil Escola Gêneros textuais - http://brasilescola.com/redacao/conce... Resumo de Texto - http://brasilescola.com/redacao/resum... Mundo Educação Fichamento - http://mundoeducacao.com/redacao/fich... Gêneros textuais que se manifestam na pesquisa - http://mundoeducacao.com/redacao/gene... Alunos Online Ficha de leitura - http://alunosonline.com.br/portugues/... Escola Kids Gêneros textuais - https://escolakids.com/portugues/gene... Português Tipos textuais - https://www.portugues.com.br/redacao/... Esquema e Resumo - https://www.portugues.com.br/redacao/... Siga-nos: Brasil Escola: http://www.brasilescola.com/ Facebook: http://www.facebook.com/brasilescola/ Instagram: https://www.instagram.com/brasilescol... #BrasilEscola #Redação #Fichamento Mostrar menos Mostrar mais

Como fazer um bom fichamento? - Brasil Escola



a cada pessoa tem um jeito de aprender cada pessoa tem um jeito de estudar você já sabe o jeito que é melhor para você o jeito que você se dá melhor pois é hoje eu vou falar sobre uma técnica tá certo de um gênero textual que pode te ajudar muito aí a render especialmente nas matérias em que você tem que ler muito é o fechamento o oi e aí pessoal beleza professor guga valente mais uma vez aqui com você hoje para te dar uma mão aí a estudar melhor através dos gêneros textuais hoje eu vou falar

sobre fichamento com você mas antes de a gente começar a falar sobre o fechamento deixa eu te pedir para se inscrever aqui no nosso canal se você ainda não fez isso tá e se inscrever e assinar as notificações para sempre receber as nossas novas aulas toda semana a gente tem aula nova sempre tem conteúdo novo tá bom muito bem fechamento é um texto com o próprio nome sugere que é produzido em fichas tá mas não necessariamente não tem todo esse rigor não ele pode ser feito também folhas normais de

caderno ou até mesmo né com todos os recursos digitais que a gente tem ele pode ser feita também forma de arquivos digitais ele funciona como uma espécie de lembrete né daquilo que você leu tão fechamento ele é muito bom para textos verbais textos que estão ali escrito e você tá lendo por exemplo um texto da matéria de humanas vamos imaginar que você tá lendo um texto de história né então para se lembrar de tudo aquilo ali vai ser difícil o fechamento te ajuda a exatament e a se organizar em

relação a isso então quando você fecha um livro por exemplo ao consultar as fichas você tem acesso àquele conteúdo todo que você passou maior tempão lendo e produzindo fechamento de maneira muito mais rápida agora vamos entender uma coisa eu fechamento ele não precisa ser né não precisa ter uma regra específica para o fechamento eu vou explicar para vocês três tipos de fichamentos diferentes que aí também podem ser demandas acadêmicas por exemplo o professor p ode pedir para você fazer um

fichamento né o professor na universidade pode pedir esse trabalho né o fechamento como uma espécie de relatório né de alguma coisa ali da provando que você teve acesso aquele texto pessoalmente os textos verbais é mas eu quero também falar muito com você sobre isso sobre o texto que vai ter e a evoluir nos seus estudos tradicional mente a gente separa o fechamento em 3 a gente tem o fichamento de resumo o fichamento bibliográfico e o fichamento de citação eu vou falar brevemente sobre cada um

deles dá para você ver como é que eles funcionam como é que a gente organiza esse texto aí o nosso cotidiano começando pelo fichamento de resumo o próprio nome já entrega né então você vai fazer na verdade um resumo em um parágrafo e mais parágrafos isso vai depender do que você vai depender normalmente do tamanho do texto que você leu tá então se você ler um texto curto às vezes em um parágrafo que você consegue resumir aquele texto al i de poucas páginas agora você tem que fazer o fechamento de

um livro fechamento de resumo de um livro inteiro então aí vai demandar né mas parágrafos porque obviamente você vai ter que tratar de maior abrangência de cada uma dessas partes aí já no fichamento bibliográfico né faz se o rei um dos temas que são abordados ali naquela obra naquele texto e tudo mais sempre indicando entre parênteses a página em que aquilo apareceu e também a referência bibliográfica completa né daquela inf ormação tão nesse fichamento bibliográfico é importante que

esses elementos estejam presentes então por último a gente ter o fichamento por citação esse é um dos que eu considero mais interessantes especialmente quando você tá lendo um livro ou um texto em que o autor trata da questão de modo mais pessoal quando o texto é impessoal demais a situação talvez não seja tão interessante mas quando ela é muito pessoal está bacana porque ajuda você a relembrar a voz do autor ali o tempo todo né então não se esqueça de colocar sempre entre aspas essas situações

que você fizerem no seu fechamento e também de indicar em qual página tá aquilo ali tá então eu fechamento você coloca lá em cima a por exemplo a citação do ar vou falar do capítulo 7 me fala qual é o nome do capítulo então a vou falar da sessão 7.5 né aí você coloca todas essas referências para quando você for estudar quando você for rememorar aquelas informações isso estar de forma organizada apesar dessa divisão que a gente fez aqui né se o fechamento não está sendo pedido para você

fazer isso não é um professor que tá pedindo e sim você que está fazendo porque você quer enfim né aprimorar seu jeito de estudar não há uma regra você não precisa fazer esse ou aquele tipo de fichamento é pode fazer um fichamento com isto ao mesmo tempo que se resume em uma parte você pode colocar também uma citação você pode colocar numa outra ficha de repente só o tema né com uma referê ncia tão ao necessidade assim muito formal né e fazer só um tipo de fichamento é eu quando faço

fechamento prefiro na verdade misturar esses tipos mas aí é para mim e para os meus estudos né quando eu vou preparar uma aula qualquer coisa eu gosto de fazer dessa forma não para os estudos funciona muito bom para mim funciona muito e que funcione para você também a recomendação é que a gente faça muitas leituras de um texto para poder fazer um bom fechamento tá independente de ser um resumo uma citação ou por exemplo de registrar somente os temas né mas com esse mundo corrido né com essa

realidade em que a gente vive hoje às vezes fazer muitas leituras demanda muito tempo então o que a gente tem que fazer ao invés de ler muitas vezes se a gente não tem tempo é melhor ler mais devagar porque lendo mais devagar a gente ler mais atentamente lendo mais atentamente a gente consegue reter mais informações tá então a minha sugestão é se você não vai ter te mpo para fazer duas três leituras desse texto então desacelera faz uma leitura um pouco mais lenta prestando mais atenção é aquelas

partes mais complexas especialmente aquelas que você tiver mais dificuldade né você não vai poder ler o texto todo mais ele aquele parágrafo novamente ele aquela frase novamente porque assim vai ficando mais claro né em cada página você fazer ali os fechamentos para isso com certeza e te ajudar né na compreensão geral do texto para que você possa utilizá -lo depois não há um tamanho específico tá bom para esses fechamentos para essas fichas então vai ter uma ficha ali às vezes que vai ter uma

frase e você ler aquela frase você consegue lembrar por exemplo de uma seção inteira do livro às vezes outra ficha vai estar ali com frente verso né o um arquivo vai estar um pouco maior porque tem mais elementos ele dentro do texto que precisam ser registrados então não tem uma regra quanto a isso né vai muito mais no sentido de que daquilo que você entende e daquilo que é importante você recebe no texto agora vou te apresentar um exemplo aqui de um fichamento por citação como eu disse é aquele

que eu acho mais interessante né eu gosto mais de fazer desse fechamento misturando com um pouquinho dos outros dois mas eu vou fazer sol esse de citação e eu tô fazendo sobre o livro do professor paulo freire tá certo esse livro chama-se pedagogia da é altamente recomendado né pra gente poder entender esse processo de relação ens ino-aprendizagem né do que que é o professor e tudo mais vale muito a pena livro muito bom pequenininho né vale muito a pena leitão vou ler que as situações da seção do

capítulo 2 tá certo desse livro que é uma parte que eu gostei bastante né que eu achei bem interessante então aproveitei para fazer o fechamento dela acompanha comigo que é citações eu estou em primeiro você tem as referências bibliográficas né assim de onde que eu tirei isso tá onde é que estão essas situações para eu poder buscar e isso lá futuramente a deixa eu ver se eu tenho o fechamento aqui ah tá esse livro é da editora paz e terra de 1996 chama-se pedagogia da autonomia etc e tal

primeira citação quando entra em uma sala de aula deve estar sendo um ser aberto a indagações a curiosidade as perguntas dos alunos as suas inibições não ser crítico e inquiridor inquieto em face da tarefa que tenho a de ensinar e não de transferir conhecimento você está na página 52 o meu discurso sobre a teoria deve ser o exemplo concreto prático da teoria sua encarnação está na página 53 fora disso me torna o tão falso quanto quem pretende estimular o clima democrático na escola por meios

e caminhos autoritários tão fingido quanto quem diz com o batismo mas perguntando se conhece madalena disso conheço é negra mas é competente e decente está na página 53 a conjunção mas aí implica um juízo falso e deu o lógico sendo negra espera-se que madalena nem seja competente nem decente est á na página 54 pensar certo é uma postura exigente difícil às vezes penosa que temos de assumir diante dos outros e com os outros em face do mundo e dos fatos antes nós mesmos na mesma página 54 e é

difícil pela vigilância constante que temos de exercer sobre nós próprios para evitar os simplismos as facilidades as incoerências grosseiras página 54 também por último sem rigorosidade metódica não apensar certo está na página 55 deve ter percebido também que eu coloquei alguns col chetes aí com reticências nessas situações né então com certeza você já se deparou com essa marcação dentro de alguma situação anteriormente o quê que significa isso significa que eu estou suprindo uma parte do texto

ao invés de copiar o texto todo né aquela parte toda eu supremo aquela parte que eu considero que enfim não é tão relevante assim e deixo somente aquilo que eu considero mais relevante tá é importante fazer esse tipo de marcação porque caso você queira usar essa situação do seu fechamento por exemplo numa redação é importante você saber que essa citação tá entre aspas bom né parte dela ali foi arrancada então é muito bom você deixar isso já registrado para que você não tenha problemas numa

situação futura que você vai fazer bom então isso eu espero que essa aula de fichamento eu te ajude nos seus estudos sabe para que você possa aprimorar ainda mais a sua capacidade de retenção de conhecimento nesse mundo o ovo cheio de informação que a gente te m tá o objetivo aqui é te ajudar a senha produtivo aqui tá sempre do seu lado como seu parceiro e aí eu aproveito para te convidar para seguir a gente também nas nossas outras redes sociais a gente tá sempre caminhando juntos aí o

seu progresso no seu aprendizado valeu muito obrigado e a gente se vê numa próxima alta né

0 resposta a "Como fazer um bom fichamento? - Brasil Escola"

Postar um comentário

Iklan Atas Artikel

Iklan Tengah Artikel 1

Iklan Tengah Artikel 2

Iklan Bawah Artikel