STORYTELLING: como fazer no Instagram?

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6.666 visualizações • 4 de mar. de 2021 • Luane Silvestre, cofundadora da Halya, conta como você pode aumentar os seguidores e as vendas no Instagram através da técnica de storytelling 🥳 QUER TESTAR A NUVEMSHOP POR 30 DIAS GRÁTIS? https://www.nuvemshop.com.br/canais/l... Descubra outros conteúdos para a sua loja virtual no Blog da Nuvemshop: https://www.nuvemshop.com.br/blog/?ut... Acompanhe a Nuvemshop também pelo Instagram: https://www.instagram.com/nuvemshop/ Mostrar menos Mostrar mais

STORYTELLING: como fazer no Instagram?



o olá eu sou em silvestre sou especialista em marketing de conteúdo e com fundadora da lia que oferece educação e marketing para empreendedores hoje a gente vai falar um pouco sobre storytelling nessa palavra aí que tá pipocando em todo lugar mas na verdade é contar histórias é uma técnica que o marketing está se apropriando mais recentemente mas que na verdade sempre existiu para passar ensinamentos e mensagens e se a gente pensar na nossa infância né lá atrás nós sempre ouvimos histórias para

assimilar conceitos então por exemplo a chapeuzinho vermelho ela explica que você não pode falar com estranho aquilo vai ter uma consequência né e as histórias ela sempre foram uma das formas mais eficientes de você ensinar ou persuadir por isso é mais recentemente as empresas tem tomada essa consciência de que elas podem usar a história para se tornarem mais relevantes e memoráveis para o seu público é muito importante que as empresas entendam o que ela storytelling e como ele pode ser útil às

vezes é muito mais interessante o cliente que você conte uma história que você queria um relacionamento você se insira no dia de ele de uma forma mais sutil do que você diretamente oferecer um serviço um produto as histórias não somente são mais memoráveis como também são mais compartilhadas né então se você investir em conta a boa vitória sua empresa você pode acabar economizando numa campanha de anúncio numa ação de venda mais direta porque tem mais chances as pessoas l erem e compartilharem e

vai ser mais memorável no longo prazo do que uma ação pontual bom storytelling né então vão de contar histórias o que que uma história precisa ter né você sempre vai partir de um ambiente de um contexto histórico social fictício ou baseado em alguma coisa real né você precisa ter um personagem principal que vai ser talvez a sua própria marca algumas cot e alguma personificação enfim aí o céu é o limite né e precisa acontecer algum tipo de conflito é necessaria mente uma briga um problema é o que

a gente chama na literatura de inox o nó é o que vai tirar o personagem daquela inércia daquele estado inicial que ele tava vai mudar alguma variável ali na vida dele para que o personagem precisa se movimentar o aprender algo ou buscar algo né então se você tiver o ambiente um bom personagem o conflito nó e souber passar uma boa história souber passar uma mensagem que tenha valores que tenha emoções né aí você pode dizer que é uma storytelling sól ido agora o que não fazer né sabendo que a gente

tem a esses elementos principais é muito importante garantir autenticidade porque não adianta nada você contar uma história real ou fictícia que não exprima valores conectados com a sua marca né então toda marca no seu dna ela vai ter ali valores institucionais corporativos e cultura de as coisas que realmente ela vai precisar no dia a dia e no serviço oferecido se a sua história não refletir isso se ela refletia as vezes no valor até a ntagônico porque você usa no seu trabalho aquilo não vai ser

vazio vai ser uma storytelling que as pessoas podem até gostar mas elas não vão conectar com seu serviço com seu produto necessariamente não recomendo em nenhuma hipótese que você faça um conteúdo para suas redes sociais tem pensar em comer esse conteúdo vai estar conectado com outras coisas né a responsável ela muitas vezes é avitrin da sua marca é provavelmente o primeiro contato aí que a pessoa pode ter no meio digital ma s é ela precisa estar conectada primeiro começa a gente conteúdo maior

que passa pelo ficar no seu site pelas suas comunicações por outros formatos de conteúdo se você investir nisso e nas redes sociais a gente ainda tem um fator algoritmo né então são robôs são mecanismos que vão ler o seu conteúdo para decidir o que vai ser mostrado para o seu é por isso que acaba tem uma concorrência maior não só com outros perfis outras marcas concorrentes parceiros enfim mas com seu próprio con teúdo tudo que você for fazer de storytelling né toda a história que você for

comprar ela vai passar por passos que você já está acostumado a fazer ou deveria estar fazendo né que a justamente isso de analisar a mensagem que você quer passar estudar seu público-alvo e é importante você garantir também uma adequação linguística né porque às vezes a linguagem que você vai usar para contar uma história ela não pode ser exatamente a mesma que você usaria num contexto mais sério mas corporativo mas ela ainda precisa respeitar o tom da sua marca a voz com que ela se comunica eu

diria que não é mais difícil do que fazer o conteúdo sem sol e querem mas exige uma atenção extra né para garantir que vão ter aqueles elementos que que a gente sabe que uma história é uma boa história precisa ter então não é qualquer coisa que é storytelling bom pra é um pouquinho né é como eu falei que existem diferenças aí de um conteúdo de storytelling o conteúdo que não tem eu vou usa r o exemplo do spotify spotify brasil no instagram ele faz um trabalho muito legal de não cumprir os

mente divulgar lançamento de músicas novas na plataforma mas também de comprar a história que está por trás daquilo né então você consegue acompanhar biografias de artistas você consegue ver um pouco da história de criação de algum álbum a natura é uma marca que também faz um trabalho bem legal porque não só a marca é conhecida já por abordar causas né ela fala muito da diversi dade e ela tem um trabalho bem interessante no sentido de trazer vozes né se você olhar o instagram da natura você não

vai ver só conteúdos falando dos produtos onde como usar você vai ver que eles trazem pessoas representantes ali de causas né pessoas que são identificáveis para quem está acompanhando e como se você tivesse ali explorando vá as alças e várias histórias que são conectadas a identidade da marca bom e falando com bastante propriedade de um trabalho que eu também fiz n é na ali a empresa que eu confundi ei nós temos uma estratégia de storytelling no instagram desde cedo já porque nós

acreditamos muito que tudo é sobre pessoa né então nós temos uma série em que trazemos histórias fábulas pequenos contos ali que cabe em uma legenda né mas que explica um conceito de marketing desde que a gente começou a investir nisso mas percebemos que as pessoas são muito mais engajados com conteúdo né tá tendo mais comentários e também tá tendo muito compartilhamento então várias pessoas já chegaram os nossos perfis por causa das suas escolhas nós temos uma cliente aí na lia passou ali

assoalho é uma marca de beachwear que desenvolve as próprias espécies e ela tem uma premissa de ser usável e seria aceitável e elegante no mundo todo é justamente para mulheres que tem uma identidade mais cosmopolita a peça que nós fizemos uma estratégia lá de presentear uma influenciadora sem nenhum tipo de compromisso né enfim uma coisa rea lmente bem espontânea e orgânica e essa influenciadora que ela é bem grande postou uma foto usando um biquíni das o ali no egito e foi muito legal porque

reforçou toda a mensagem da marca de ser uma marca que serve para contextos em ambientes diferentes e não só ela recebeu muitos seguidores como construir os e até uma relação mais próxima com essa influenciadora ela já postou várias vezes organicamente outras peças né e foi interessante porque foi um sorteio em espontâneo que serv iu para uma conexão ali até maior com público o próprio instagram numa pesquisa realizada no brasil é divulgou que as pessoas se interessam muito por baixo e dores

situações do dia a dia né momentos ali de você lojista desembalando um produto conceituando alguma coisa e é legal que você também não sabe se colocar como um personagem talvez não necessariamente expondo a sua figura né porque às vezes as estratégia de marca é realmente diferente mas é interessante que você coloca tam bém vale um pouquinho primeira pessoa quando você quando você tiver oportunidade porque passa mais verdade e se torna uma marca mais acessível e aí Português (gerada

automaticamente)

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