Apresentação de TCC - Como fazer um TCC passo a passo - Roteiro de apresentação de TCC

Apresentação de TCC - Como fazer um TCC passo a passo - Rot

Apresentação de TCC - Como fazer um TCC passo a passo - Roteiro de apresentação de TCC


304.481 visualizações • 2 de jun. de 2021 • Curso "TCC em 9 Passos": https://www.andrefontenelle.com.br/9ps/ Curso "Fórmula do Tema Perfeito": http://formuladotemaperfeito.com.br/ BRINDE: http://www.andrefontenelle.com.br/res... Aproveite também e aprenda ainda mais detalhes em: https://www.andrefontenelle.com.br/ap... Veja o próximo vídeo: https://youtu.be/295cSgPQKoo Vídeo anterior: https://youtu.be/gJUnf25jFmE Roteiro de apresentação de TCC Eu sou o professor André Fontenelle e depois desse vídeo você vai conseguir dar o primeiro passo para uma apresentação de TCC bem sucedida. Mas você não vai passar por isso, pois daqui há pouco já vai conseguir dar o primeiro passo para preparar uma ótima apresentação de TCC. De um modo geral, eu recomendo a seguinte sequência: 1. Cumprimentos; 2. Identificação do autor, do orientador e do trabalho; 2. Problema; 4. Objetivos; 5. Hipótese; 6. Metodologia; 7. Resultados; 8. Conclusão. Quer saber mais? Então veja o vídeo até o final! Você já tinha pensado em estruturar um roteiro para a sua apresentação antes desse vídeo? E agora, você já sabe exatamente o que vai apresentar aos avaliadores? Conta para mim! E não deixa de compartilhar esse vídeo com seus amigos! Um abraço e até breve!!! Saiba mais, pesquisando por: apresentação de TCC como apresentar um TCC roupa para apresentar TCC como montar uma apresentação de TCC vídeos de apresentação de TCC como iniciar uma apresentação de TCC como fazer uma apresentação de TCC slides para apresentação de TCC como fazer uma boa apresentação de TCC como apresentar um trabalho André Fontenelle dicas apresentação TCC apresentação de monografia Apresentação de TCC - Slides e Postura apresentação TCC como fazer uma boa apresentação de TCC Mostrar menos Mostrar mais

Apresentação de TCC - Como fazer um TCC passo a passo - Roteiro de apresentação de TCC



s vídeos não são tão ruins assim. Se fossem, você não estaria até agora ouvindo o que eu tenho para falar. Mas, você já notou que todos os vídeos tem exatamente a mesma estrutura? Preste atenção: Na primeira parte eu introduzo o tema, mostro um problema, me apresento, pioro um pouco mais esse problema, apresento uma solução e faço um pedido a você. Na segunda parte eu mostro as ideias mais gerais sobre o assunto, para que até uma criança seja capaz de entender o que eu estou falando. E só na

parte final eu mostro a solução do problema e faço questão de mostrar que a promessa foi cumprida, para só depois fazer outro pedido. Sabe poro que isso acontece? Se você pensou na palavra ROTEIRO, você acertou! É isso mesmo! Toda apresentação bem sucedida começa com um bom ROTEIRO! Então, a melhor maneira de se preparar para a banca é fazer um roteiro e e isso que eu vou te ensinar a fazer agora!!! O roteiro é uma descrição detalhada de tudo o que você vai falar. É a sua apresentaçã o escrita em

palavras. Ter um roteiro é ter um guia, que vai te nortear do início ao fim da apresentação, evitando qualquer possível erro. Minha recomendação é que você comece verificando quanto tempo vai ter para apresentar o seu trabalho. Se você tem, por exemplo, dez minutos para apresentar o TCC, sua única certeza é que não vai dar tempo de falar tudo. Então você tem que falar só o que realmente importa. Lembre que os avaliadores já leram o seu trabalho e você não precisa se preoc upar com os

detalhes. Você só precisa explicar o que a sua pesquisa procurava e também o que você conseguiu descobrir com ela. É só isso! De um modo geral, eu recomendo a seguinte sequência: 1. Cumprimentos; 2. Identificação do autor, do orientador e do trabalho; 2. Problema; 4. Objetivos; 5. Hipótese; 6. Metodologia; 7. Resultados; 8. Conclusão. Observe que aqui nós temos um introdução, o desenvolvimento e uma conclusão. Você deve começar com a matriz do trabalho, depois passar para os resultados e em

seguida concluir a apresentação. Você lembra que eu disse que nos meus vídeos eu falo em média cento e trinta palavras por minuto? Essa é uma velocidade boa, mas provavelmente você não vai conseguir manter esse rítmo. Na hora da apresentação você vai ter pelo menos um pouco de nervosismo e de ansiedade. Não se preocupe por que isso é normal. Eu já fiz centenas de palestras e até hoje ainda fico nervoso. Por isso, fale um pouco mais devagar, algo co mo cento e dez palavras por minuto. Então, já

que estamos tomando por base uma apresentação de dez minutos, você tem que programar um roteiro com no máximo mil e cem palavras. Se o seu tempo for maior, basta aumentar proporcionalmente a quantidade de palavras. Vamos começar com a introdução. Nessa parte da apresentação você deve consumir no máximo dois minutos. Então, você deve escrever um texto de, no máximo, duzentas e vinte palavras. Veja esse exemplo: > ”Bom dia senhores avalia dores! Bom dia caros colegas que ora prestigiam a minha

apresentação. > > Meu nome é André Fontenelle e o meu orientador é o professor Marcos José de Oliveira. > > O tema do meu trabalho é sobre o impacto econômico da seca para a produção pecuária, em relação à indústria do queijo, entre os pronafianos da região semi-árida do sertão central cearense, em 2016. > > A pesquisa partiu do seguinte problema: Quais foram as consequências diretas da seca no bolso desses agricultores fami liares? > > Desse modo, o objetivo geral foi avaliar as consequências

econômicas que a seca provocou para pronafianos queijeiros do semi-árido cearense. > > Para tanto, a primeira seção do trabalho foi feita para descrever o fenômeno da seca no semi-árido cearense; > > a segunda, serviu para caracterizar os índices econômicos da produção pecuária na região > > e a terceira para analisar a evolução dos custos, preços e margens dos produtores depois da seca. > > Partiu-se da hipótese de que a seca provocou um aumento exagerado dos custos, que não foi acompanhada

pelos preços, o que inviabilizou a produção de queijo pelos agricultores familiares cearenses. > > Foi realizada, então, uma pesquisa básica estratégica, descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa e método hipotético-dedutivo, por meio de procedimento de pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso.” Veja bem… Eu acabei de falar exatamente duzentas e doze palavras e tenho certeza que, mesmo sem acelerar, não gastei mais que dois minutos. Nesse curtíssimo espaço de tempo deu tempo

de cumprimentar os presentes, me identificar, apresentar o orientador, falar do tema do trabalho, o problema, os três objetivos específicos, a hipótese e a metodologia. Sabe por que eu consegui? Por que eu escrevi e ensaiei antes! É exatamente isso que você tem que fazer. Mesmo que tenha mais tempo, você pode ter certeza de que não precisa falar nada a mais que isso. Não perca tempo e pass e logo para a apresentação dos resultados. Aí você deve estar se perguntando: E o referencial teórico? E um

eventual questionário ou entrevista aplicados no TCC? Eles não devem ser apresentados? A resposta é NÃO!!! Você não deve falar de tudo o que tem no TCC, apenas das coisas que você efetivamente descobriu com o trabalho! O ideal é gastar sessenta por cento do tempo apenas falando sobre as descobertas. São elas que mostram que você fez o trabalho, que seu TCC tem qualidade e que v ocê domina o assunto! E é exatamente isso que os avaliadores querem saber! Então você pode escrever algo mais ou menos

assim: > ”No primeiro capítulo constatou-se que a seca se caracteriza pelo aspecto A, B e C. > > No segundo capítulo, descobriu-se que a pecuária apresentou uma variação decrescente de resultados. > > Isso se deu tendo em vista a redução de tantos por cento nos índices X e aumento de tantos por cento nos índices Y. > > Certamente, esses índices variaram dessa forma pelos motivos tais, tais e tais. > > Já na terceira parte do trabalho, descobriu-se que essa conjuntura fez com que a margem de

contribuição do produto, que antes da seca era X, tenha sido reduzida no período sem chuvas para Y. > > Desse modo, o produto dos produtores cearenses se tornou inviável, tendo em vista que os produtores da região W conseguem vender o produto pelo preço Y. > > Percebe-se, então, que etc e tal.” Observe que aqui não estão sendo apresentados os dados secos da pesquisa, mas as análises que foram feitas a partir das informações coletadas na pesquisa. É esse o tipo de abordagem que você tem que

colocar no seu roteiro de apresentação. Não apresente a informação bruta, como você achou. Apresente a informação processada, depois de uma análise. Depois disso, só vai faltar a conclusão do trabalho. Eu garanto que dois minutos é tempo demais para isso. Você só deve dizer se os objetivos foram atendidos, se a hipótese foi confirmada ou refu tada e qual é a resposta que você chegou para o problema. Ficaria mais ou menos assim: > ”Ao final, conclui-se que os objetivos foram atendidos, tendo em

vista que… > > Além disso, a hipótese foi confirmada, pelo fato de que… > > Desse modo, pode-se afirmar, nos termos do que a pesquisa apontou, que o impacto econômico da seca foi que…” Pronto! Acho que agora você já tem as bases para escrever o seu roteiro de apresentação. E essa é a sua tarefa agora! Tente escrever o seu roteiro, tomando por base as informações que estão lá no seu TCC e seguindo as orientações que eu te passei. Mas antes, me diz aí nos comentários… Você já tinha pensado em

estruturar um roteiro para a sua apresentação antes desse vídeo? E agora, você já sabe exatamente o que vai apresentar aos avaliadores? Conta para mim! E não deixa de compartilhar esse vídeo com seus amigos! Um abraço e até breve!!! Português (Brasil) eiro de apresentação de TCC

0 resposta a "Apresentação de TCC - Como fazer um TCC passo a passo - Roteiro de apresentação de TCC"

Postar um comentário

Iklan Atas Artikel

Iklan Tengah Artikel 1

Iklan Tengah Artikel 2

Iklan Bawah Artikel