Como fazer o seu próprio Fermento Natural !!! Levain !!! Método simples !!!

Como fazer o seu próprio Fermento Natural !!! Levain !!! Mé

Como fazer o seu próprio Fermento Natural !!! Levain !!! Método simples !!!


801.007 visualizações • 28 de mai. de 2021 • Olá !!! Vamos criar o nosso próprio fermento natural ? Segue o método que dá certo para a minha panificação.... Espero que aproveite !!! OBSERVAÇÃO: UTILIZAMOS SEMPRE 30% DE FERMENTO NATURAL, COM BASE NA QUANTIDADE DE FARINHA !!! RECEITA - FERMENTO NATURAL Primeira Etapa Farinha de Trigo 100 g Iogurte 50 g Água 50 ml Segunda Etapa Farinha de Trigo 50 g Água 50 ml O modo de preparo está no vídeo.... Grande abraço !!! #fermentacaonatural #levain #massamadre Mostrar menos Mostrar mais

Como fazer o seu próprio Fermento Natural !!! Levain !!! Método simples !!!



o olá tudo bem seja bem-vindo vamos criar hoje o nosso próprio fermento natural beleza vamos mostrar para vocês passo a passo o processo a processo como a gente faz para ter o nosso próprio fermento natural ok vamos lá então para receita vamos criar o nosso fermento natural qual que é o início farinha água e um ingrediente que vai nos ajudar em silêncio que eu escolhi ser o yogurte natural eu poderia usar qualquer situação fermentativa é um suco de uva passa vou abacaxi caldo de cana tem várias

situações que a gente pode utilizar no nosso caso hoje vai ser iogurte natural então nós vamos criar o nosso fermento hoje é é uma situação muito particular eu vou mostrar para você o que eu tenho de conhecimento do fermento natural eu tenho meu fermento natural o chama antônio eu tenho ele há 13 anos e a gente tem uma relação muito afetiva porque ele que é responsável pela minha panificação e eu trato ele com todo o carinho do mundo mas é existe uma particularidade nessa situação de como manter

ele de como refrescar de como ter o seu fermento natural na sua casa tem muita informação muita bibliografia e aí você vai ter que respeitar o processo como você vai fazer você vai pegar um pouquinho da nossa aula um pouquinho da aula de outra pessoa um pouquinho e montar o que é fermentação natural para você beleza então nós vamos iniciar hoje como farinha água iogurte natural misturamos deixe a natureza agir amanhã a gente vai colocar um pouquinho de farinha um pouquinh o de água e esperar

a reação dessas bactérias desses o ok então nós vamos ter esse processo provavelmente em uma semana a gente tem o nosso fermento ativo para gente fazer o pão três então vamos começar farinha água e eu curti natural é bom então vamos lá tenho aqui 100 gramas de farinha 50 gramas de iogurte natural 50 ml de água tá então a gente coloca a água coloca iogurte natural e aí e aí oi e a gente faz a mistura a beça massa inicial do nosso fermento natural vai virar uma pastinha oi beleza e não muito mori

e e aí g1 e aí ah beleza então foi 100 gramas de farinha 50 ml de água e 50 g de iogurte natural agora a gente vai deixar ele descansar no meio ambiente fora da geladeira ok a tampa a gente coloca faz alguns furinhos nela para que ocorra fermentação da para que ele possa continuar respirando aqui beleza então vamos lá é muito bem vamos para o segundo dia do fermento natural é um aqui tá o primeiro dia teve algumas reações né é de contaminação e ago ra a gente vai alimentar com farinha e água e

deixar ele novamente usar fora da geladeira para ainda ser contaminado pela ainda a gente criar nossa cultura do fermento dentro desse pote aqui beleza então vou colocar agora 50 ml de água e 50g de farinha nessa mistura que já tá aqui vou aumentar ela ok e aí deixando sempre estampadinho com alguns furos beleza e e colocar água se dissolve essa água nesse fermento que já tá aqui e aí g1 e aí g1 a e agora a gente acrescenta a farinha qu e é o alimento das bactérias dos micro-organismos que já

estão aqui nessa cultura tá ó e a água me tirou agora vem com a farinha e aí e aí e aí o monstro oi oi toda a farinha agora a gente mistura nós vamos deixar fora da geladeira ainda para ocorrer a fermentação inicial a g1 e a consistência é de um iogurte ó ah tá mas deste a mesa g1 e vamos lá e para a gente tampa e nós vamos para o segundo dia do fermento natural nós estamos no final do segundo dia e olha que surpresa maravil hosa gente olha a reação de suplemento já e eu não tenho explicação eu

não sei informar para vocês como que ele pode ter ficado com essa cultura tão rápido assim é estou na cidade de presidente prudente é bem quente aqui talvez seja isso mas eu tive uma surpresa muito grande e ver ele agora no final do dia e já é gostaria que o fermento de vocês quando vocês começaram a cultivar tivesse essa mesma reação beleza vamos lá daqui a pouco eu vou falar para vocês como a gente vai continua r com ele valeu e aí galera segundo dia e a gente já tem essa resposta incrível do

fermento né porque muito feliz mesmo de ver esse resultado já no segundo dia tão que a gente vai fazer agora guardar ele na geladeira e amanhã eu vou tirar uma parte dele e colocar farinha e água qual a proporção galera eu quero combinar com vocês eu não trabalho com proporção 1 para 2 para 3 para mim é um pouco de farinha e um pouco de água para ele voltar a ter a mesma consistência combinado a qual farinha é o alimento para o meu fermento o antônio eu trabalho com a farinha tipo um se

eu trabalhar com a farinha muito forte não é legal para o meu remédio então eu trabalho com a tipo um a água normal água filtrada que a gente usa para fazer os pães sem problema de cloro sem nada para o meu pão beleza para o meu fermento ok então vamos lá esse aqui vai para a geladeira e eu espero que fermento de vocês que vocês podem começar tenha essa reação também beleza fiquei muito fe liz e amanhã a gente continua a nossa receita do fermento natural beleza valeu é muito bem galera vamos para

o terceiro dia ó tampinha com os furinhos tirei da geladeira agora olha o resultado dele ó dá para a gente ver a fermentação já né ah tá ok a gente vai fazer agora nós vamos tirar uma parte dele e acrescentar com farinha e água e deixar fora da geladeira enquanto eu tô vendo durante os dias tá e aí nós vamos fazer uma marcação e ver quanto ele vai evoluir durante o dia beleza e ntão vamos lá e com que a gente vai fazer agora aqui é refrescar o fermento tá nós vamos tirar uma parte dele é e

aí g1 e aí e tiramos uma parte do fermento e aí essa parte aqui você pode doar você pode desprezar mesmo e essa parte que ficou aqui a gente alimenta com a água e aí a mistura bem g1 o que é crescente a farinha volto a dizer nessa nessa parte de alimentação do fermento eu não meço nem água nem a farinha eu coloco um pouco de água depois faria o suficiente para dar d e novo a consistência que a gente gosta de trabalhar tá mas tem muita gente muita bibliografia muito estudo em cima de proporção se

você quiser pegar alguma informação nesse sentido né um de farinha um de água dois de fermento tem várias situações esse sentido eu gosto de trabalhar mais tranquilo para não ficar muito dependente do fermento né a gente ficar com muito ano e é regra daí a gente não vai querer ter nós fermento na geladeira né ó pra gente alimenta com água depois vem a fa rinha ficou muito mole tá vendo a gente coloca mais farinha e lembrando do meu fermento para a cidade que eu moro a farinha tipo um mais simples

é a que dá mais certo ela não precisa de uma farinha muito forte não precisa de farinha orgânica nada tá ó então essa é a consistência que a gente costuma ter ps1 iogurte né mas pastosa e aí e quem então agora a gente vai deixar ele fora da geladeira mas sob os meus cuidados eu não posso abandonar ele fora da geladeira se durante daqui duas t rês horas ele tiver muito ativo daí eu vou ter que guardar na geladeira tá então a gente vai acompanhar hoje durante o dia mas eu tô muito feliz que no

segundo dia e já teve uma resposta bem bem bem animadora sobre a fermentação sobre a cultura que nós temos aqui nesse potinho beleza então agora vamos reservar e acompanhar ele durante o dia só lembrando alguma tal nível que o fermento tá a 5 e 20 da manhã e aí depois comparar durante o dia tá valeu e e aí e fala galera olha lá qu e coisa mais linda do mundo 5:20 ele tava aqui sete horas da manhã olha a evolução já cara tá muito legal esse objeto muito legal mesmo olha aqui ó ó ah beleza então

agora que que eu vou fazer lembra que eu refresquei tirei uma parte coloquei o da parte de farinha e água com essa resposta eu já vou colocar na geladeira e eu tenho meu fermento pronto lá beleza é em média agente demora de 57 dias para ter essa resposta como eu comentei com vocês talvez o clima da cidade está me ajuda ndo talvez o clima da própria padaria então eu tenho meu fermento e pronto em 3 dias olha que maravilha beleza então agora é só fazer a mãe e aí galera vamos lá para o quarto

dias do fermento natural tirei ele da geladeira agora e ele vai analisar como que tá a reação dele nós vamos refrescar novamente tirar um pouquinho colocar farinha e água alimentar ele e ver a reação dele num processo de duas três horas fora da geladeira dependendo desse processo a gente já tem o nosso expe rimento pronto beleza e aí o quanto dia acabou de sair da geladeira e nós temos essa resposta aí e agora a gente vai refrescar e nós vamos tirar aqui uma parte e aí e colocar água e aí o meu

cheguei deixar bem dissolvido esse fermento na água e aí ó ó ó a e agora a gente alimenta a farinha um e lembrando que eu não quero que vocês fiquem reféns do fermento então eu não tenho uma quantidade muito certa de água de farinha uma quantidade para a gente voltar até a mesma consistência ok tirou um pouco de fermento natural coloca um pouco de água e coloca farinha até dar o ponto necessário beleza e e aí é mais um pouquinho de farinha g1 e aí e nós temos a mesma consistência que ele estava

beleza vamos agora deixar fora da geladeira duas três horas e ver a reação dele vamos lá vamos confirmar se o fermento está devidamente ativo e vamos lá e ele vai ter que molhar nessa água hein olha lá galera nós temos o fermento ativo ok e aí é muito bem pessoal temos o nosso experi mento ativo depois de quatro dias a gente já tem ele pronto para fazer o pão que maravilha né e por falar em maravilha vamos batizar esse cara esse fermento vai ter o nome de alegria é isso que ele vai nos

proporcionar quando a gente fizer o pão com ele beleza vamos falar rapidinho com que a gente vai manter esse cara aqui então a gente vai manter na geladeira e se você não quiser com todo dia vamos combinar que a cada três dias você vai dar uma atenção para ele ok então pa ssou três dias alimento em farinha e água dá um pouquinho de farinha um pouquinho de água naquele nosso combinado não tem que ter proporção e depois e volto pra geladeira passou três dias aí não utilizou aí a gente refresque

tira uma parte aí você pode doar para alguém ou é desprezar mesmo e coloca a farinha e água alimento ele e coloca na geladeira de novo beleza e qual a quantidade que eu preciso ter na geladeira não precisa mais que isso porque quando a gente vai fazer o pão a gente vai tirar uma parte dele vai misturar com farinha e água e fazer a nossa isca beleza só por curiosidade eu vou mostrar um vídeo agora para vocês do antônio aqui na padaria então a gente tem dois recipientes para a gente utilizar o

antônio um dia e o outro descansa um dia usa o outro descanso como usar para vocês vão lá e aqui nós temos os dois foi eventos para utilização na nossa poderia olha lá 1 e 2 devidamente ativos o usa um dia e o outro descansa beleza valeu e assim fi nalizando na aula da criação do seu próprio fermento natural olha aí o alegria feliz na vida eu espero que vocês tenham gostado agradecer empório nelore de ouro na cidade de presidente prudente que nos fornece os insumos o espaço pra gravação do vídeo

beleza grande abraço beijo outro tchau tchau todo simples !!!

0 resposta a "Como fazer o seu próprio Fermento Natural !!! Levain !!! Método simples !!!"

Postar um comentário

Iklan Atas Artikel

Iklan Tengah Artikel 1

Iklan Tengah Artikel 2

Iklan Bawah Artikel