Como Fazer SOMASES no Power BI (Função CALCULATE)

Como Fazer SOMASES no Power BI (Função CALCULATE)

Como Fazer SOMASES no Power BI (Função CALCULATE)


3.882 visualizações • 18 de abr. de 2021 • CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O CURSO COMPLETO POWER BI IMPRESSIONADOR: https://pages.hashtagtreinamentos.com... PARA BAIXAR O MINICURSO GRATUITO DE FÓRMULAS DAX: https://excelparaestagio.klickpages.c... Tutorial para instalar GRATUITAMENTE o POWER BI: https://youtu.be/YO1Tn1z2grE Para receber conteúdo diário de Excel, VBA e Microsoft Power BI gratuitamente, entre em nosso grupo do Telegram: https://t.me/joinchat/AAAAAFVJr0C7Il-... Em nossos vídeos ensinamos diversas dicas power bi e truques power bi para que você consiga se desenvolver nessa ferramenta! ----------------------------------------------------------------------- ► Para Baixar os Arquivos Utilizados, Acesse: https://pages.hashtagtreinamentos.com... ----------------------------------------------------------------------- Caso prefira o vídeo em formato de texto: https://www.hashtagtreinamentos.com/s... ----------------------------------------------------------------------- Hashtag Treinamentos ► Inscreva-se em nosso canal: https://bit.ly/2O6A4RP ► Ative as notificações (clica no sininho)! ► Curta o nosso vídeo! ----------------------------------------------------------------------- Redes Sociais ► Blog: https://bit.ly/2MRUZs0 ► YouTube: https://bit.ly/2O6A4RP ► Instagram: https://bit.ly/2F7B6t4 ► Facebook: https://bit.ly/2UA4SwY ► Telegram: https://t.me/joinchat/AAAAAFVJr0C7Il-... ► Tik Tok: https://bit.ly/3dUpwkW ----------------------------------------------------------------------- TOP Vídeos Power BI: ► Como sair do ZERO no POWER BI em apenas UMA AULA https://www.youtube.com/watch?v=UFGe2... ► Curso Power BI - Aula 01 - Primeiros passos no Power BI https://youtu.be/wtpstMZwozs ► Curso Power BI - Aula 0 - Primeiros passos no Power BI https://www.youtube.com/watch?v=YO1Tn... ► Curso Power BI - Aula 02 - Manipulando Textos e Valores na Base de Dados https://youtu.be/bUqWTfqBJIs ► Gráfico de CORRIDA de BARRAS ANIMADO no Power BI (Animated Bar Chart Race) https://www.youtube.com/watch?v=UbM5S... ----------------------------------------------------------------------- Fala Galera! Essa é uma aula muito útil onde vamos te mostrar como fazer SOMASES no Power BI, isso mesmo, vamos te mostrar como somar com condições no Power BI. Para poder fazer essa soma com condições vamos precisar da função SUM e vamos utilizar a famosa função CALCULATE no Power BI. Essa função permite com que o usuário faça uma conta de acordo com um critério, então inicialmente vamos fazer um cálculo de soma com o CALCULATE, SUM e colocando os critérios no filtro da função CALCULATE. Assim vamos poder definir o que será somado. Da mesma forma podemos utilizar a função AVERAGE no lugar da função SUM para o cálculo da média. Essa função CALCULATE é bem versátil, pois permite com que o usuário faça qualquer tipo de cálculo, basta alterar a função e em seguida pode alterar qual será a condição que esse cálculo vai utilizar para prosseguir. Vamos a aula que essa função é muito importante e você vai utilizar bastante! ----------------------------------------------------------------------- #powerbi #hashtagtreinamentos Mostrar menos Mostrar mais

Como Fazer SOMASES no Power BI (Função CALCULATE)



e fala galera do YouTube mais uma aula maneiro depois de iCloud hoje você vai aprender a fazer soma.ses umas seis aqui não pode Deus seja uma fórmula que tem no Excel para gente conseguir fazer análises com condições só que dentro do puder por exemplo eu quero saber as vendas só de uma determinada região eu quero saber a soma de folha salarial mas só de uma área específica da empresa só da área de operações só da área comercial saudade de logística enfim se você quiser fazer alguma soma

alguma análise com critérios você vai aprender nessa hora tão lembra de baixar o arquivo está aqui na descrição do vídeo e fica até o final E além disso na descrição do vídeo tem um minicurso gratuito de fórmulas dax ou seja para você aprender muita coisa sobre formas de pode ai vai ter aqui na descrição também preso e antes de começar você já sabe melhor forma de aprender aqui como é deixando Light porque deixando o like que tu me entende tem um vídeo maneiro mostra para mais pessoa s ele tem

chance de ajudar cada vez mais gente continuar produzindo mais conteúdo para você deixa o like se inscreve no canal é para receber de todos os dias. Sem mais delongas encontrar tática eu tô então se eu dar um pulinho aqui na minha guia dados eu tô com uma planilha que vai ser uma base de dados com o cadastro dos funcionários de uma empresa Beleza então tem aqui ó exatamente o código de RH de cada um nome completo o estado civil data de nascimento endereço e tem um monte d e informação o cargo

a área o ano da contratação a cidade horas extras e tem várias informações e que o cadastro banco de dados aqui para os nossos funcionários só que não lá imagina que você faz a senhora poderia falar perfeito isso é que eu preciso saber agora como que a gente tem de gasto com o salário que a última coluna que eu tenho que então quero saber a folha salarial da empresa tô precisando empresa gasta 20 mil salário 30 milhões efeito quanto que empresa gasta em salári o mas depois o meu chefe por exemplo

me pediu para fazer uma análise para saber a folha salarial só da área comercial por exemplo de ficar conseguir saber exatamente daquela folha salarial toda quanto que ele chegasse aqui com a deter um específico vamos lá primeiro estudos eu quero saber a soma da folha salarial Total eu posso criar uma fórmula que vai tomar para mim a folha salarial Como que eu faço isso para que a forma que ele pode ir aí vou clicar com o botão direito e vamos lá n ós opção de Nova medida que vai ser justamente

para criar uma fórmula então direito nova medida e aqui em cima Vou colocar aqui folha salarial sinal de igual eu quero somar todos os valores da coluna de salário só vou colocar aqui ó igual a fórmula soma e qual é a coluna que eu quero chamar a coluna é salário tá escrevendo da coluna salário aperta o tabi preferente o nome da comum fecha a fórmula da Unity perfeito então Funcionando aqui todos os salários Ou seja todos os valores da corrente salário vão tá aqui e o seguinte cada linha da

minha tabela representa um funcionário diferente então isso funcionar todas as minhas ele vai conseguir trazer o total da folha legal para gente e um latão creio que a nossa mídia Nossa fórmula de folha salarial para ver o rei as fórmulas aqui não pode a gente tem que voltar lá nossa guia relatório e colocar essa medida que este frio aqui de folha salarial dentro de algum gráfico dentro de algum cartão enfim algum visual que consigo mostrar para gente o total da Fórmula por causa que eu quero

representar aqui um valor só a melhor opção vai ser que colocar um cartão que vai só nós retângulo que vai mostrar um valor que eu vou colocar aqui nosso cartão e para colocar o valor eu vou puxar a folha salarial aqui para dentro dos campos do cartão. Folha salarial puxei aqui para os campos do cartão ele vai mostrar aqui pra gente ó total de folha salarial r$ 2000000 vamos melhorar a formatação desse cara Prime iro vou clicar aqui nas opções de formatação eu vou aumentar o tamanho do texto

Então vem aqui no número que o rótulo de dados e aumento aqui o tamanho texto beleza Alon tá aqui dois milhões quer dizer que ele provavelmente está abreviando como que eu faço para ele não abreviar para lhe mostrar o total de folha salarial sem abreviar nada é o seguinte você vem aqui nesse o rótulo de dados e você vai clicar na opção de unidade e se 15 - Unidade eu não quero que me enviar Redondo au tomaticamente eu quero sem unidade tem uma complicadinho nenhum ele vai colocar bonitinho pra

gente então nós total de fazer salarial é um milhão 569 1774 Heat perfeito a escola assim ela umas o número tá meio ruim de enxergar vamos formatar esse cara show como que eu formato esse cara clica lá na folha salarial vem aqui em cima das opções de formatação de uma olhada na setinha para baixo e procura lá o português o real não desce até a letra Pedro português que ele tá por idioma qu ando chegar aqui na letra P tá lá bonitinho português Brasil show Nossa folha salarial então é um milhão

de artes visuais assim logo perfeito só que meu chefe me pediu para eu ver as folhas salarial só da área comercial então tem que colocar aqui um cartão tem colocar o valor que mostra o quanto que é só na área comercial e não quero mostrar mais nada São João tu que tu vai fazer agora o seguinte que vai voltar na guia dados e pensar como que tiver conseguir fazer a farmácia nem l embra então eu vou ter que ir somente duas é para levar em consideração eu vou ter essa coluna aqui de salário que

aqui então Faro Primeiro só do segundo funcionário assim por diante teu a área de cada um só que lembro que é o sol o salário só na área comercial então eu vou ter que falar para guardar e seguinte ocorre aí você vai olhar cada uma das linhas da minha tabela quem for da área comercial você vai somar o salário três calendário comercial show vou chamar o salário esse Carvalho comercial não então você simplesmente ignorar esse cara que esse cara que dar comercial sim então vou tomar o celular dele

e assim por diante fazer análise para todas a gente também a tabela Beleza então que vou fazer uma nova fórmula que vai somar para mim o salário da área comercial Toma Lá botão direito na tabela vou clicar aqui em Nova medida e aí Como clicar aqui em Nova medida ele vai abrir a barra de fórmulas para Gente vou colocar então salário área comercial sinal d e igual e como que vai funcionar essa fórmula aqui a fórmula que permite a gente fazer cálculos com com o ou seja tem uma condição quero somar

mas não todo mundo quer somar se for da área comercial então para conseguir somar com alguma condição ou contar com alguma condição que fazer qualquer fórmula ou alguma condição você tem que usar a fórmula calculate a forma calculate consegue fazer os tomates filtrar o resultado pra gente fazer alguma condição antes de mais nada Eu sempre gos to de na hora de escrever as fórmulas apertar x Fender só para pular uma linha e ficar mais organizado vamos lá vou colocar aqui a nossa fórmula

calculate aperto Tab para abrir a fórmula para você que ela pediu duas coisas vão Beleza você vai querer fazer alguma conta com algum critério só que primeiro de tudo Qual que é a conta que você quer fazer por caso eu falei que eu quero somar a folha salarial Então essa é a conta se você quer fazer uma só você vai falar para ele s e você quer fazer uma contagem de quantidade de informações uma medclin Cê pode fazer a conta que você quiser mas depois a gente vai falar para ele Ó Beleza eu vou

somar folha salarial mas qual é o filtro você quer tomar o celular de todo mundo não E aí eu quero chamar o salário só da área comercial Ou só do cargo de estagiário sei que manda aqui no fio nós vamos lá vou colocar aqui a expressão Qual a expressão lembra eu quero somar a folha salarial que eu vou colocar aqui primei ro shift enter só Popular nha Vou colocar aqui eu quero somar a coluna de salário Prefeito chamar com dicionário aperta o tabi e fecha o parênteses porque eu falei para ele Ó soma

e quem eu quero chamar quero chamar o salário de prefeito, agora tô indo para a segunda parte da Fórmula parece uma cor dessa vai somar o salário eu falo beleza você quer que eu some todos os salários fala assim que não quero chamar só os salários da área comercial Como que eu faço isso você vai colocar o n ome da coluna que você quer filtrar o nome da coluna que tem o critério e o nome da coluna que tem o critério a coluna de área então só escrever aqui ah eu vou apertar Otávio para preencher o

nome da coluna igual ao que que você quer filtrar Eu quero filtrar só o salário da área bom então a área tem que ser igual a entre "comercial Ou escreve lá comercial entre" e fecha o parênteses se você quiser você pode fechar o parênteses aqui ou pode pular mais uma linha ou seja o suficiente e fechar o parentesco é só questão de organização tudo bem Beleza vou dar uma entre aqui agora o que que eu falei para ele fazer falei o seguinte eu posso aí você vai somar os salários mas não todos só de

quem for da área comercial e não for dar o comercial opção mais barata perfeito vamos receber o resultado certinho vou clicar aqui então não seguir relatório vou colocar um novo cartão e nesse novo cartão vou colocar a medida que a gente fez nosso salário área comercial aqui nos camp os do cartão olha como é que ficou 352000 então total de folha salarial que a gente gasta que é um ponto cinco milhões 352000 é da área comercial de novo vamos formar até esse cartão aqui rapidinho vou clicar nas

opções de formatação rótulo de dados vamos lá aumentar o tamanho do texto falam também não quero que ele abrevie 352000 quer e tu vem aqui o exibir unidade coloca assim tem unidade alô para colocar aqui em formatação de real de novo vem aqui na me diga o que você quer for matar que é a medida só agora comercial vem aqui nas opções de formatação de moeda e escola sem água aqui de novo por e procurar lá pelo real não porque porque quando você usou esse arquivo aqui dois minutos atrás você escolheu

a moeda real ele já coloca aqui para você quais moedas e você usou recentemente aqui durante o uso desse arquivo do pode beleza Provavelmente quando você fecha o arquivo e abrir de novo ele vai esquecer que você usou real mas por enquanto a gente tem que a sua opção de usar o Real vamos clicar aqui português Brasil perfeito tão 300 que tenham a nossa folha salarial você que se fala assim perfeito a não conseguir só que agora eu quero fazer uma outra análise e essa outra análise eu não quero

saber o total de folha salarial aqui da área comercial eu quero saber por exemplo Amém dia salarial então esqueço e tchau quanto em médio elas bem tranquilo porque eu falei para ele que eu quero fazer a soma de quem for na área comercial eu posso f azer ao invés de pedir para ele fazer uma soma eu quero a média salarial Então vou apagar esse primeiro pedaço aqui da Fórmula vou aparece primeiro pedaço da Fórmula vou falar qual é a conta que eu quero fazer lembra a primeira parte da fórmula

qual cliente é o cálculo que eu quero fazer no caso vai ser a média tô escrever é verde dentro da Fórmula média Qual é a coluna que eu quero calcular média EA coluna de salário eu vou escrever aqui salário apertar otabio fechar a fórmul a só forma ficou igualzinho a única diferença aí o sono mudei para médio e aí quando eu clicar aqui ó vou colocar aqui em cima o nome da medida média salarial média salarial área comercial ele vai colocar aqui beleza 6.637 reais é a média na área comercial Deixa

eu voltar aqui então para a soma do jeito que tava só para gente voltar aqui é o jeito original eu vou colocar o sono do salário da área comercial ele vai voltar aquele o nosso 352 mil e só assim Prefeito Não entendi só que agora o meu chefe pediu mais uma coisa ele pediu para eu saber qual é o total da folha salarial da área comercial mas quanto que está gastando com um cargo específico vamos olhar os cargos que a gente tem aqui ó cargo eu tenho estagiário se o clicar aqui ao meu filtro consigo

ver os outros eu tenho Opa vamos voltar aqui beleza no cargo eu tenho analista coordenador diretor estagiário Eu quero saber quanto que eu tô gastando com os analistas na área comercial então quê que eu vou ter q ue fazer eu vou ter que passar para ele dois filtros dois critérios o primeiro critério era a área tem que ser aqui comercial e também o cargo tem que ser analista o que que eu vou fazer então a gente vai voltar na medida que a gente criou lá de do salário comercial só que um detalhe só

lembra que eu tinha chamado essa fórmula de média salarial só que eu não tô mais e eu mudei aqui de novo para soma eu vou colocar aqui salário área comercial e se for assim eu não estou a gente calcul ou aqui a gente fez a fórmula calculate vai fazer conta com critério para saber a soma do salário da área comercial como que eu faço para colocar mais de uma condição área comercial e cargo analista aí só faz o seguinte deixa apagar esse parênteses aqui pra gente continuar a fórmula aquilo na

fórmula calculate você pode botar quanto os critérios você quer então coloquei aqui por exemplo critério um detalhe uma área comercial você pode colocar aqui ó, ele vai te permite colocar o critério dois critério três se você quiser 34 enfim você que manda que enquanto os critérios você quer então já tem o critério da área comercial segunda vai ser o cargo eu vou escrever o nome da coluna que eu quero filtrar que a coluna de cargo eu vou colocar de óculos o cargo tem que ser igual a analista

em lembra que na hora que você escrever tem que escrever igual igual eu quero dizer se tiver a senha você tem que escrever assim outro se tiver espaço você tem que escrever é a única coisa que não faz diferença é maiúscula minúscula se você escrever comercial com c maiúsculo e minúsculo não faz diferença nenhuma mas se você tiver por exemplo alguma informação com a senha dos tem colocar senha com espaços em colocar espaço sobre a ficar tem o pênis beleza só falei para ele Ó somos salários da

área comercial do cargo de analista fecho o parêntese finalmente beleza e vamos lá eu vou clicar aqui então nossa águia relatório E aí acabei de mudar que o valor p orque porque quando mudei a minha fórmula Ele já mudou aqui automaticamente no cartão com a soma da folha salarial da área comercial dos analistas é de 130 então repara como é fácil fazer então não tem mistério nenhum só basicamente vai falar qual é a conta que você quer fazer a eu quero saber o salário da área comercial os analistas

perfeito Você lembra que você pode fazer nada se você quiser logo quero saber a média salarial para comercial na lista Você vai mudar aqui ao invés de f azer a fórmula soma-se mudar quebrar média e eu consigo ainda você vai ver aqui ó os analistas vai comercial ganham muito bem 7224 reais em médio Alô eu quero contar eu não quero nem fazer a soma nem fazer a média eu quero contar quantos funcionários eu tenho na área comercial do cargo de analista toque se você quer contar você vai aqui pra

colocar sua fórmula Counter porque a fórmula caught ela vai contar quantas pessoas você tem que atender essa primeira regra do comercial e e ssa segunda regra que é analista Você vai dar o OK Claro que ele tá com a formação de uma olhada que não deveria estar está aqui ó 18 pessoas que fundaram comercial tá do cargo de analista Alô Mas você pediu para ele contar a Colômbia o salário qual o sentido disso cara na hora de contar eles sempre mente vai contar quantas pessoas têm que são da área

comercial da do cargo de analista então tanto faz Qual é a coluna que você vai pedir para ele contar se você vai pedir para ele contar olhando a coluna de salário ou olhando por exemplo a cor e se você pedisse para eu colocar pelo nome para Exatamente no mesmo porque tem a mesma quantidade de informações naquela coroa mas então a fórmula calculate não tem limite vai voltar aqui para soma só para ficar no formato original Então sempre que você quiser fazer qualquer análise com critério Ah não

quero saber a soma com critério a média com dois critérios que você pode colocar a fórmula que você quer e também qu anto os critérios você quiser faz sentido se você gostou então esse conteúdo City ajudou de alguma forma não esquece de deixar o like e se você chegou até o final conseguiu aprender eu quero saber que você chegou até o final eu consigo entender tudo que eu falei tem que apresentou então se você tiver final comenta aqui embaixo a hashtag até o fim ao longo que eu sempre olha

quem chegou até o final para ver se vocês portimao então se você gostou não esquece deixa o like se insc reve no canal ative as notificações para receber conteúdo novo todos os dias e para você que chegou até o final vou deixar dois presentinhos primeiro o minicurso gratuito aqui de barbear e vai aparecer perto de mim e um outro vídeo onde eu explico mais também sobre a fórmula calculate que você aprenda mais eu sou prática e clica nos outros vídeos para conferir a gente se vê no

próximo

0 resposta a "Como Fazer SOMASES no Power BI (Função CALCULATE)"

Postar um comentário

Iklan Atas Artikel

Iklan Tengah Artikel 1

Iklan Tengah Artikel 2

Iklan Bawah Artikel