CANVAS como fazer seu modelo de negócio - SEBRAE

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CANVAS, CANVAS, CANVAS. Já ouvimos falar sobre tantos canvas e hoje a gente vai falar um pouquinho mais sobre o canvas de modelo de negócio como melhor estruturar o seu negócio e conseguir analisar os seus concorrentes e saber diferenciar o negócio que você tem. Então fica ligado no canva de modelo de negócio já ativa a notificação, se inscreve no canal e agora vai passar a vinhetinha do Sebrae Talks Fala galera seja bem vindo ao sebrae talks canal de conteúdo exclusivo do sebrae. Um canal onde

a gente pode colaborar para aprender e falar um pouco sobre empreendedorismo Eu aqui na minha posição eu falo vocês ouvem e vocês podem comentar e a gente do sebrae vai estar respondendo esses comentários e no vídeo de hoje a gente fala sobre o canvas de modelo negócio. A gente vai passar pelas 9 partes que tem nesse canvas e para você entender como você consegue diferenciar o seu negócio ou até mesmo inovar dentro do seu próprio negócio e no final do vídeo se você ficar até o final vai ter um

exemplo prático de como isso acontece, beleza?! então fica até o final e para facilitar para vocês a gente tem aqui na descrição do vídeo um link onde você vai poder fazer o download do material aqui do sebrae e vai ficar mais fácil na hora de você acompanhar esse vídeo deixa eu me apresentar aqui para vocês rapidinho meu nome é Ramon Mendes, antigamente eu era engenheiro né, e eu percebi que não era aquilo ali que eu queria fazer e decidi mudar minha vida Vou fazer mestr ado em portugal de

inovação e empreendedorismo voltando aqui para o brasil eu dei aulas de inovação empreendedorismo e hoje eu tenho startup chamada conexão carreira que visa ajudar jovens universitários a se inserir no mercado de trabalho e ter uma carreira exponencial então aqui tá segue a gente aí no @conexão.carreia no instagram tá bom?! A gente vai deixar o link aqui para vocês seguirem também mas aí galera vamos direto ao assunto que é Canvas né?! Então, existe vários mode los de canvas Clean canvas, o canvas

de proposta de valor, mas hoje vim falar do canvas de modelo de negócio eu queria dizer aqui rapidinho o quê que é canvas. É tela de pintura né então quando você vai falar sobre o canvas você tava uma tela de pintura com canvas seu modelo de negócio e vai estar numa folha de pape. Como você tá dizendo como é que a sua startup tá, ver como sua empresa vai funcionar. Então esse Canvas de modelo negócio é uma ferramenta estratégica onde primeiro você pode entender como é que vai funcionar

sua empresa e uma coisa que é interessantíssima é poder analisar os seus concorrentes de uma forma estratégica e agora a gente vai aprender a mexer, a preencher esses nove espaços que existe no modelo do canvas de modelo de negócio primeiro eu gostaria de dividir em quatro etapas que é primeiramente o quê que você entrega para quem você entrega, como é que você faz isso acontecer e o quanto isso você vai gastar. então primeiro de tudo, o quê. O quê é um bloco único que a proposta de valor Quando

a gente fala de proposta de valor muitas pessoas confundem valor com o valor monetário, não. Não é isso valor, a proposta de valor é o que vai fazer o seu cliente pagar por aquilo ali É comodidade, é agilidade, é o que que você tá entregando como proposta de valor? Então essa é a primeira parte que você tem que preencher do seu canvas de modelo de negócio, proposta de valor Agora que a gente já viu "o quê", a gente vai "para quem" então primeira parte é o segmento de cliente, e esse segmento

de cliente tá que tem que estar bem alinhado com sua proposta de valor certo?! então segmento de clientes, você vai dizer qual é o seu perfil de usuário que vai utilizar aquilo ali. Então vamos dar um exemplo aqui pra galera ficar situado Uber, todo mundo conhece o uber né Uber, 99, então ele tem dois segmentos de clientes. Primeiro você que utiliza o uber todo dia para ir para academia, para ir para o trabalho, voltar para casa né você é o passageiro. Esse é o segmento de cliente. Um outro

segmento de cliente é o motorista né então um perfil do passageiro é diferente do perfil do motorista, e da mesma forma cada segmento de cliente tem uma proposta de valor. O segmento de cliente do passageiro ele quer uma viagem barata uma viagem rápida, comodidade nessa viagem e o motorista o quê que ele quer? Ele quer uma renda extra, ele quer trabalhar por conta própria, ele quer tem um trabalho nor mal comum e ele só trabalha no final de semana que é uma renda para aumentar, fazer

alguma reforma, alguma coisa que tá acontecendo. Então essa segunda parte é segmento de cliente linkado com aquela proposta de valor do que que você vai entregar o quê porque a pessoa não utilizar o seu serviço ou seu produto certo e aí você vai entender esses dois que estão aqui no meio tá que são os canais de distribuição e o relacionamento com o cliente e esses dois é focado no "quem" c omo é que você gostaria de se comunicar como que o cliente gostaria de se comunicar com sua empresa.

Relacionamento com o cliente. Seus clientes gostam de receber mensagem no whatsapp? Gosta de resolver uma ligação? Então ali é o seu relacionamento e por baixo é o canal de venda por onde que você vai dar vazão à sua venda. Então a estratégia do uber no começo que não existe mais que é aquela boca-a-boca entre aspas, que era a promoção que tinha você indica um amigo para mim as sim com um desconto de 5 correndo na corrida e você automaticamente também ganha r$5 de desconto nessa corrida. Então o

canal de distribuição não era a plataforma em si. Porque ninguém fica perguntando o uber não era conhecido mas a plataforma, o canal de distribuição daquele produto era o boca-a-boca então tinha uma pessoa que era porta-voz daquela empresa então essa é a segunda parte do quem então você tem que entender quem é quais são os seus segmentos de clientes entender se você tem mais de um segmento de clientes, você tem um, dois, três, quatro. E como é que cada um desse segmento de cliente gosta de se

comunicar, gosta de fazer as compras ta?! e qual é a proposta de valor para esse segmento de cliente. E agora a gente vai para a terceira etapa que é do "como" onde tem as três principais coisas que é recursos chaves, atividade chave e parcerias chaves. Então vamos começar fazendo um diferencial de atividade e de recursos. Eu gosto de dizer de uma forma simples que atividade é o que você faz e recurso é aquilo que você tem. Pegando esse exemplo do uber e comparando ele com 99, certo?! Então

vamos pensar que usuário do uber ele gosta de uma segurança ele preza muito pela segurança, então como é que o uber da essa segurança para o passageiro. Então de uma forma ele tem um recurso principal que é o recurso que é o aplicativo então se você olhar o o aplicativo do uber, 99 o que você gosta mais? Então aquilo ali para o uber é um recu rso e agora atividade. Então 99 há um tempo atrás, eu não sei se tá fazendo mais isso. O 99 ele tinha atividade chaves que era de interação com os usuários,

então todo dia de manhã você recebia uma mensagem assim olha diga o número o nome de uma fruta tropical e receba um desconto que você colocava lá manga você ganhar vinte por cento agora eu vou colocar seu burro é graviola você receberá 15 então porque uma das atividades no 99 é essa interação com as pessoas isso porque antes ele f ez o trabalho de casa entendeu. O uber entende que como proposta de valor ele vende muito a segurança então ele tem que ter um aplicativo muito mais robusto

que funcione perfeitamente e o 99 ele percebeu que usuário dele, o cliente dele queria como proposta de valor era corridas mais baratas de descontos nas corridas então quê que ele fazia, tinha uma atividade que gerava descontos cupons para aqueles usuários tá?! Então ali atividades e recursos você pode ter mesmo tem um a empresa parecida com corrente tem algum determinado no segmento de bem parecido mas diferenciar somente no quais atividades você vai focar ou qual recursos você vai ter e para

isso é importantíssimo o terceiro ponto que são as parcerias e os parceiro é você entender quais são empresas que estão ali do seu lado que podem te ajudar a melhorar. Então se a gente pegar vários exemplos aqui do, continuar nesse exemplo do uber, parceria do tipo qual uma montadora fazendo parceria por qu ê que isso é interessante para o motorista então vamos pensar no seguinte caso a montadora dá um desconto para o motorista e o motorista compra um carro mais barato é bom para ele e para o

uber também é barato porque é bom também porque vai estar sempre um carro novo na plataforma então o cara vai deixar aquele carro antigo e vai comprar um carro novo então ganha o passageiro que vai tá andando carro novo, ganha o motorista que vai tá de carro novo e o uber também vai ter mais car ros novos na plataforma e ganha a montadora porque vai dar uma vazão aquele contingente de carro que ele tem. Porque tem uma parceria com o uber fechada mesmo que a gente muitas vezes é de cinco, dez %,

isso facilita na hora da escolha então fechando esse terceiro ponto do "como", é entender quais são as suas atividades chaves o que é aquilo que você vai fazer, os seus recursos que aquilo que você vai é que você tem e as parcerias quem que vai quem que pode te ajudar com isso. E aí, ta com alguma dúvida? Tá bugado em algum tema? Chega aqui nos comentários e pergunta para gente aqui, a galera do sebrae vai responder você E agora a gente vai para parte final do canvas de modelo de negócio. Onde é

que é uma parte mais interessante que é a parte do quanto então vai ser dividida em duas partes primeiro que a estrutura de custos então você já sabe o quanto você o que você precisa ter, quais são as suas atividades quais são os seus recursos então ali nessa parte de est rutura de custos você vai colocar quais serão as principais formas de você perder dinheiro né então assim você vai precisar de um galpão você vai precisar de um aluguel você vai precisar de equipamento então aqui no meu caso

tô vendo duas câmeras várias luzes na minha cara então isso é uma estrutura de custo e tem que estar colocado se você vai alugar se você vai comprar esses equipamentos como é que vai ser? Então essa é a estrutura de custos. Então lembrando também que é interes sante você colocar olha esse esse custo aqui esse curso vai ser um custo fixo ou o custo variado para que a pessoa que tiver avaliando o seu se o canvas de modelo de negócio consiga entender como é que vai funcionar à medida que a sua

empresa for crescer certo?! e a outra parte que é de receitas não é simplesmente dizer o quanto que você vai cobrar, mas como você vai cobrar. Então hoje existe vários modelos de negócio, várias formas de você cobrar pelo menos serviço então vou pe gar aqui um exemplo fácil antigamente quem já locou um dvd naquela locadora né?! então quando como é que você pagava? Você pagava pode vir para o dever de se fosse um orçamento né da semana você pagava mais reais ainda então era você pagava por

utilização como é que é hoje no netflix dá um exemplo aqui claro, é tipo você paga uma taxa você pode assistir um filme por mês ou todas as séries de friends, se você quiser. Você vai pagar o mesmo valor tá?! Então é não somente quanto é que você vai cobrar naquilo ali mas as formas que sua empresa vai ter de ganhar dinheiro tá?! Então daqui a pouco para mim fechar. Então a gente fechou o canvas de modelo de negócio que a gente vai chegar aqui com um exemplo prático para vocês então se liga aí

até o finalzinho. Você gosta de uma promoção? Você gosta de uma parada de graça? Então aqui embaixo vai ter um link para você fazer download de arquivos do sebrae de graça que vão auxiliar você a fazer seu canvas de modelo d e negócio. E aí galera chegou a parte que eu vou dar um exemplo factível para vocês. Um exemplo simples que vocês consigam entender esse canvas de modelo negócio beleza?! Então vamos pensar todo mundo gosta que eu tô aqui com ela você não tão vendo aqui mas ela também gosta

de pizza eu gosto de pizza então todo mundo gosta de pizza. Então exemplo prático é se você tivesse uma pizzaria? Então eu vou trazer duas formas de você entender como esse modelo de negócio pode ajudar você a te r uma pizzaria ou se diferenciar, beleza?! Então vamo pensar na pizzaria como era antigamente que você ia naquele restaurante, naquela pizzaria sentava com sua família certo, você era atendido ali na mesa e tudo ali acontecia naquela determinada mesa você era atendido, certo?! E um outro

modelo que a partir do ifood veio começar a surgir é aquela pizzaria que você não senta em lugar nenhum e a pizza só vai para sua casa eles só fazem entrega ou você busca ou você faz a entrega então s e você começar a pensar né qual a proposta de valor que cada um vai entregar é se você for aquela pizzaria mais atual que existe é a comodidade ou seja você não vai nem sair do sofá direito que você vai estar comendo uma pizzaria gostosa assistindo netflix. Agora se você tem uma pizzaria onde as

pessoas vão para aquela pizzaria sentam na mesa e começa a discutir e conversar qual a proposta de valor que você tá dando ali? É um lugar agradável, um lugar talvez romântico né então olh a só o diferencial que você já tem nessa proposta de valor e aí você tem que entender que é quem quer praticidade, quem quer aquele romantismo né então provavelmente quem quer praticidade são pessoas entre as aspas, não sei, solteiras que querem ficar em casa tranquilas e para o pessoal que quer ir para uma

pizzaria sentar na mesa geralmente uma pessoas mais velhas né que querem curtir momento a dois ou momento com a família, eu minha esposa e meus filhos como é que é isso? e aí v ocê já consegue ver a diferença entre proposta de valor e seguimento de cliente de uma pizzaria As duas são pizzarias, mas com visões diferentes e aí você vai começar a entender o seguinte tem dois tempos duas áreas aqui que é relacionamento com o cliente tá e também a área de canais de vendas então canais de vendas é por

onde é que você vai dar vazão à sua pizzaria então você com a pizzaria física que tem aquela mesa bonita de jantar então seu canal de distribuição vai ser geralment e ali né na pizzaria mesmo a pessoa tem que ir lá sentar pedir uma pizza para poder entregar agora uma pizzaria moderna que tem nos dias atuais como é que fica isso né? então geralmente seu canais de venda é você vai ter um disk pizza aquele número da pizzaria ou ainda mais nos dias atuais você vai pedir para um aplicativo né seja

esse aplicativo ifood ou rappi, qualquer um desses que existe. Relacionamento com cliente como é que aquele cliente gostaria de saber da sua pizzaria? E ntão provavelmente para pizzaria mais moderna que é só entrega, só delivery como é que essa pizzaria vai conseguir conversar com você? Então uma propaganda no instagram te chamaria atenção ou é alguma parceria com outra empresa que também só faz delivery ou a parceria com ifood né Então anúncio dentro do ifood isso é interessante agora aquela

pizzaria que é bom para a família como é que fica né então você pode entender que aquele relacionamento com o cliente da pizzaria para a fam ília talvez é interessante você colocar onde aquela pessoa que tem a família consegue conversar. Então poderia vamos ver eu gosto de ler jornal eu tenho uma família eu poderia colocar um relacionamento ali, eu poderia colocar um anúncio ali. Então entenda que simplesmente você tem uma pizzaria, eu tenho pizzaria, você tem uma pizzaria mas o foco é diferente

o modelo de negócio por isso que eu vou de modelo de negócio o modelo de negócio é totalmente diferente, certo?! Galera, fico tr iste. Esse vídeo ta chegando no final, mas queria dizer para vocês que toda a quinta-feira tem vídeo. Então se escreve aqui no canal, aqui embaixo , ative as notificações e toda a quinta você vai receber assim oh. Sebrae acabou de publicar um novo vídeo, beleza? Então queria agradecer por compartilhar meu conhecimento com vocês e até uma próxima vez obrigado! e aí e

fala galera então hoje eu queria bem então hoje eu não queria nada pera aí hoje eu não queria nada pensei que você i

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