Imposto de Renda 2021: Confira o passo a passo para fazer a declaração

Imposto de Renda 2021: Confira o passo a passo para fazer a

Imposto de Renda 2021: Confira o passo a passo para fazer a declaração


636.031 visualizações • 3 de mar. de 2021 • O GLOBO preparou um passo a passo para ajudar você a realizar a sua declaração do Imposto de Renda. Tire suas dúvidas e fique ligado nas novidades implementadas em 2021. Equivocadamente, citamos a data 31 de abril. Retificamos que o quatro mês do ano só tem 30 dias. Após a gravação desse vídeo, a Receita Federal estendeu o prazo de entrega para 31 de maio. Além disso, a Câmara e o Senado votaram por estender o prazo até o fim de julho. No entanto, para que isso aconteça, será necessária a sanção do presidente. NOVIDADES Entre as novidades deste ano está a necessidade de prestar contas ao Fisco por quem recebeu auxílio emergencial, além de ganhos superiores a R$ 22.847,76 vindos de outras fontes de renda. Quem se enquadrar nessa situação, terá de devolver o dinheiro repassado pelo governo. As restituições serão liberadas a partir de maio. TIRA DÚVIDAS Todas às terças-feiras, às 19h, a repórter de Economia Letycia Cardoso (@letyciamcardoso) apresenta aqui no Youtube uma live, na companhia do sócio de impostos da EY, Antônio Gil, respondendo questionamentos dos internautas. Participe! Para ler matérias sobre o IRPF, acesse: https://oglobo.globo.com/economia/imp... #IRPF2021 #ImpostoDeRenda #ImpostoDeRenda2021 ASSINE O GLOBO: http://assineoglobo.globo.com/ INSCREVA-SE NO CANAL: http://bit.ly/2BQvqB4 O SITE: https://www.oglobo.globo.com OS PODCASTS: https://oglobo.globo.com/podcast/ O FACEBOOK: https://www.facebook.com/jornaloglobo O TWITTER: https://twitter.com/jornaloglobo O INSTAGRAM: https://www.instagram.com/jornaloglobo/ AS NEWSLETTERS: https://oglobo.globo.com/newsletter/c... Mostrar menos Mostrar mais

Imposto de Renda 2021: Confira o passo a passo para fazer a declaração



o Olá eu sou a Letícia Cardoso repórter de economia e esse é o quarto ano que eu venho te mostrar o passo a passo de como fazer a sua declaração do Imposto de Renda sozinho a princípio prazo final para entrega no dia Trinta e Um de Abril e a restituição será feita quem tiver direito em cinco lotes assim como aconteceu no ano passado o primeiro pagamento acontece no último dia de Maio e o quinto no último dia de Setembro ainda estamos vivendo um momento de pandemia né a chegada do coronavírus

no Brasil já completou um ano e de lá para cá a vida de muitas pessoas sofreu pelo menos algum tipo de mudança alguns perderam emprego outros tiveram contrato de trabalho suspenso ou a jornada e o salário reduzidos alguns informais tiveram uma queda expressiva nos rendimentos EA claro que isso interfere na prestação de contas com a Receita Federal é que nem todo mundo precisa fazer a declaração do Imposto de Renda o seu obrigado se tiver recebido em 2020 mais de 28.559 reais e setent a

centavos em rendimentos tributáveis ou ainda se você recebeu acima de 40 mil reais em rendimentos isentos não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte também precisa enviar declaração quem possui a bens em 31 dedezembro de 2020 como imóvel por exemplo com valor acima de 300 mil reais quem passou morar no Brasil e estava morando até a virada do ano e quem teve venda bruta anual relativo à atividade Rural acima de 140 2798 reais e 50 centavos lembrando ainda que es tão incluídas as pessoas

que fizeram investimento em renda variável se você realizou qualquer tipo de operação na Bolsa de Valores independente do ganho que você teve você vai ter que a oração para o leão agora agora tem uma novidade quem recebeu auxílio emergencial e teve outros rendimentos tributáveis no ano passado em valor anual superior a 22847 reais e 76 centavos também vai precisar declarar essas pessoas terão que devolver o valor recebido indevidamente através do próprio Impos to de Renda eu sei que isso aqui

gera dúvidas Então vamos lá nem todo mundo que recebeu o auxílio precisa declarar vamos porque você estava desempregado e teve acesso ao benefício sem ter qualquer outro tipo de reto você não precisa declarar agora se você é um trabalhador informal autônomo por exemplo que recebeu o benefício E no fim do ano conseguiu retomar suas atividades acumulando mais de 22847 reais e 76 centavos você então precisa declarar o imposto de renda e devolver o val or do a ocultar essa informação aí legal e pode

ter consequências graves e uma dica mesmo que você não seja obrigado a fazer a simulação é possível que você tenha algum dinheiro a receber relativa impostos que foram descontados no ano passado então Prepare a Sua documentação é o nos informes de rendimento do seu trabalho do banco Separei também os recibos de gastos com saúde e educação que a gente finalmente depois dessa introdução toda vai começar agora o passo a passo Primeiro pass o é decidir por onde você quer fazer o seu Imposto de Renda

acessando então site da Receita como a gente veio aqui você venha logo um banner chamado imposto de renda 2011 Então você vai clicar clicando nele você tem acesso às opções para você fazer o seu Imposto de Renda você pode tanto fazer pelo aplicativo online pelo Canal meu imposto de renda no e-cac ou pelo programa mesmo e é o que eu vou escolher aqui tá vamos lá clicarem Windows porque o sistema operacional aqui desse computa dor que eu tô utilizando fazer o download para utilizar antes era

necessário baixar o Java além do Programa Agora ele já vem embutido então fica muito mais fácil e os indecisos podem ficar tranquilos que é possível transitar entre as plataformas Quando você quiser eu posso por exemplo começar a fazer minha declaração aplicativo e terminar notebook que tá tudo certo só mais uma observação você não pode usar o programa do ano passado tá ok aproveita e comenta aqui embaixo Qual fo i a forma que você escolheu para fazer o imposto de renda 2021 Então vamos lá

abrindo o programa aqui eu tenho acesso logo as novidades desse ano eu quero chamar atenção o informe de e-mail e do número do celular a receita só vai entrar em contato com você para dizer que tem alguma mensagem lá na sua caixa de entrada do ecac jamais eles vão te pedir qualquer dado por telefone ou e-mail nem enviar links com mais gente usando a internet com maior frequência os golpes virtuais cre sceram muito então por favor não clique em nenhum link porque pode ser uma cilada Sempre buscar

os canais oficiais de atendimento da Receita Federal a outra novidade que eu quero destacar é a declaração pré-preenchida que funciona como um tipo de rascunho da sua declaração à receita reúne informações com empresas com as quais você se relaciona e apresenta na declaração para você só fazer uns ajustes finais e sua ajuda a evitar erros e ainda economiza tempo esse recurso não é novo ele existe desde 2014 mais era oferecido apenas a pessoas que é o certificado digital que é uma espécie de

senha criptografada o que paga então quase ninguém tinha agora você pode acessar a declaração pré-preenchida de forma gratuita através do ecac por meio de CPF senha e autenticação de dois fatores aí uma coisa se você tiver um filho como dependente os dados dele não vão aparecer de forma automática aqui ele precisa te dar uma procuração que pode ser gerada pelo próprio site da R eceita Federal logo aqui na tela inicial a gente pode selecionar como a gente deseja fazer a nossa declaração você pode

iniciar importando a declaração de 2020 clicando aqui que também acelera o processo mais fácil porque os seus dados já aparecem aqui você faz os ajustes relativos ao ano passado mas eu vou clicar em Nova porque eu quero mostrar para vocês como fazer uma declaração do zero você também tem aqui um empreendimento Onde fica guardado sua declaração se você decidir começa r um dia e terminar em outro então vamos lá nova eu vou colocar aqui um CPF e o nome de mentirinha só para gente fazer

essa simulação do passo a passo tá 16 anos 70 138 340 84 E aí G1 E aí e logo nesta tela de início Primeiro passo é clicar em Identificação do contribuinte aqui você vai preencher todas as suas informações como eu tô começando a fazer uma declaração eu não vou corrigir nada é a primeira vez eu vou clicar em Declaração de ajuste anual original e aí Vou pre encher aqui a data de nascimento título eleitoral é seu tenho cônjuge ou não Qual que é o meu endereço Então vamos fazer aqui só para vocês irem

acompanhando E aí E aí E aí e eu Posso acrescentar aqui também o número de celular que é o que eu falei para vocês E aí ó e aqui embaixo tem a natureza da ocupação então eu vou abrir aqui eu vou procurar ocupação vou colocar empregado de empresa do setor privado o que vamos supor eu vou procurar aqui é algo que se aplique a mim né profissiona l jornalista e repórter pronto preenche isso a próxima aqui é de dependentes que é um filho e enteado com menos de 21 anos 24 se tiver estudando ou ainda

uma criança que você tem a guarda judicial Por exemplo quando uma vó tem a guarda do neto do neto é preciso informar o CPF deles Independente se trata de um bebê ou então de um adolescente agora um detalhe que faz muita gente cair na malha fina se você não declarar a renda do dependente você tem essa probabilidade aí de você pego pela Receita Federal se ele tem qualquer tipo de rendimento seja fruto de um estágio ou mesmo se trabalhou como informal entregando lanches para aplicativo por exemplo

é preciso contabilizar esses ganhos e colocar lá na ficha de rendimentos tributáveis Aí cabe uma análise se o seu dependente tem e talvez nem seja interessante colocá-lo como dependente na sua declaração Isso só vai ser vantajoso se ele tiver tido gastos muito altos em 2020 com as quais você tem Arcado a próxima aqui é a aba de alimentandos aqui você vai preencher os dados da pessoa para quem você paga pensão alimentícia determinada pela justiça como um filho mas esposa ex-marido Voltando a

falar da com anemia muita gente precisou de ajuda financeira da família para se manter no ano passado como isso é algo informal não pode entrar na sua declaração do Imposto de Renda então para acrescentar como nas outras Abas só clicar em novo colocar se a pessoa reside no Brasil colocar aqui o CPF ou tem a lguns anotados vou fazer uma simulação aqui para vocês verem o E aí Oi e pronto e depois a gente vai aqui para ficha de rendimentos tributáveis recebidos de pessoa jurídica aqui entra tudo que

você recebeu ao longo do ano passado da empresa onde você trabalha se você mudou de emprego tem que fazer duas entradas porque o CPF dessas empresas é diferente muita atenção na hora de digitar os valores porque se você sem querer inverter dois dígitos você já cai na malha fina e se você foi dem itido no ano passado tenho que pedir o informe de rendimentos para sua última empresa para saber quanto que você recebeu até ser desligado para ver então se você tá enquadrado naqueles critérios

de obrigatoriedade que eu falei lá no início desse vídeo a próxima ficha são rendimentos tributados recebidos de pessoa física ou do exterior aqui então rendimentos recebidos por exemplo por autônomos como médico que recebe o dinheiro de um direto de um paciente e não de uma empresa nessa e também entra os rendimentos recebidos de aluguéis e do exterior é possível importar os dados do carnê-leão porque já facilita e agiliza também rendimentos isentos e não-tributáveis esse é o caso de bolsas de

estudo ou da própria poupança você tem que colocar aqui os rendimentos que teve ao longo de 2020 e não o saldo completo tá bom Aqui também entra o valor do saque emergencial do FGTS e da aposentadoria vou fazer aqui uma simulação para vocês vou procurar aqui ganho com a p oupança a caderneta de poupança código 12 beneficiário titular já aparece aqui o seu CPF ou CNPJ vai ser o CNPJ do seu banco e o valor e pronto tá OK Tá tudo certo a informar o recebimento da aposentadoria da reserva remunerada

e reforma e pensão declarantes maiores de 65 anos o limite da parcela isenta será calculado pelo próprio programa e os valores excedentes serão automaticamente transferidos para a ficha de rendimentos tributáveis recebidos por pessoa jurídica vamos para a próx ima ficha então que são rendimentos sujeitos à tributação exclusiva e definitiva Nossa que que é isso que nome Grande pois é aqui entram alguns rendimentos de aplicações que você tem por exemplo Suponha que você tem aí três investimentos em

ser bem diferentes e esses rendimentos podem ser declarados aqui juntos no campo do CNPJ você tem que preencher o dado da corretora ou do banco onde o seu dinheiro está aplicado na próxima ficha de rendimentos tributáveis de pessoa jurídica e com e xigibilidade suspensa estão Campo aqui para você declarar aquele dinheiro que tá numa disputa judicial por exemplo se eu entrei na justiça contra uma empresa onde eu trabalhei que não que todos os compromisso comigo então eu tenho toc requisitando um

valor aí a receber eu tenho que colocar aqui para depois quando eu finalmente receber esse dinheiro a receita não achar que eu estava ocultando algum tipo de rendimento para que eu não caia na malha fina depois partindo então para os re ndimentos recebidos acumuladamente esse aquele dinheiro que você recebeu de uma vez só eu vou usar o mesmo exemplo que usei no ano passado porque eu acho que ele é muito claro eu tenho um inquilino que tá me devendo vários aluguéis ele não me paga e tem

vários meses mas aí ele finalmente conseguiu emprego em 2020 e me pagou uma única vez ao colocar nessa ficha a receita entende que esse valor alto que eu recebi e ao longo espaço de tempo e me cobra menos imposto por isso na parte de imposto pago ou retido eu tenho que colocar todo tipo de imposto que eu paguei ao longo do ano passado Eu preencho aqui para não ter que pagar duas vezes na aba de pagamentos efetuados aí que você vai colocar Todas aquelas despesas o médico plano de saúde educação

minhas e dos meus dependentes é importante guardar o recibo de tudo por cinco anos se forem despesas com curso de inglês ballet Por exemplo Essas atividades complementares você não pode declarar que cadastros com educação só vale colocar escola faculdade e algum tipo de especialização se você foi no médico particular e pagou uma consulta pegou um reembolso né com plano de saúde você tem como colocar isso aqui na sua declaração vamos lá Eu amo spuk eu fui no médico e eu coloco aqui o CNPJ do

CPFL* CPF do profissional e coloca o nome E aí Oi e o valor pago mas porque a consulta foi 400reais é mas eu tive 90 reembolsado pelo meu plano de saúde então eu coloco aqui no valor reembolsado r$ 90 pronto eu posso ainda fazer uma outra simulação aqui relativa à educação coloca aqui instrução no Brasil é uma despesa comigo mesma e eu coloco o CNPJ da instituição por exemplo da faculdade que eu tô cortando ou da escola mesmo E aí é o valor pago aqui vamos porque as minhas mensalidades foram de

500 reais e eu comecei né não comecei no início do ano então eu paguei o r$ 5000 ano passado um Ok pronto já tá aqui certinho nas doações efetuadas eu coloco aqui as doações que eu fiz ao longo de 2020 para instituições reconhecidas o valor máximo dedutível é de Seis por cento do seu Imposto devido mais uma vez se eu ajudei alguém da minha família fiz alguma outra doação e informal isso aqui não entra tá bem tem também como você fazer uma doação diretamente na declaração E aí é de um percentual

menor vai estar aqui é o valor disponível da doação vai aparecer aqui para você e você decide se você vai doar para um fundo nacional estadual Municipal e faz a sua doação dire ta da declaração de bens e direitos você tem que colocar aqui todos os bens que você tem Como casa carro próprio o saldo disponível na sua conta em 31 dedezembro os valores que você tem investido essa aba é para todos os patrimônios inclusive se você investe em Bitcoin ou em algum outro criptoativo tem um código específico

para isso esse ano que é 81 82 e 89 Então você clica em novo procura o código do que você quer declarar até mostrar os códigos novos aqui para vocês o 81s especific amente para Bitcoin 82 para outras moedas digitais e 89 para demais criptoativos E tem também os fundos de investimento que estão aqui nessa aba é um apartamento uma casa por exemplo vou colocar aqui um apartamento para a gente fazer uma simulação tem essa parte de inscrição Municipal você coloca os dados do seu IPTU coloca a data

da aquisição na discriminação você explica o que tá acontecendo com o seu imóvel isso é muito importante a gente manter o maior número de informações aq ui na sua declaração do Imposto de Renda porque se tiver algum tipo de inconsistência pessoal da receita vai analisar sua explicação antes de te chamar antes de que você cair na malha fina então sempre explique direitinho que tá acontecendo você vai colocar também o endereço a área do imóvel EA situação em 31 dedezembro de 2019 e a situação em

31 dedezembro de 2020 se eu comprei esse móvel no ano passado esse valor em 2019 vai ficar Zerado o que vai mudar é o valor de 2020 mas a 20 eu não vou colocar o valor total do imóvel no meu apartamento por exemplo eu vou colocar apenas o valor que eu já paguei eu paguei uma entrada de 80 mil reais o valor do imóvel Então vai ser a soma de 80 mil reais mas os gastos com legalização escritura despachante certidões e as parcelas do financiamento que eu paguei em 2020 agora se você possui uma casa

comprar há muitos anos o valor declarado é o valor pago Tá mesmo que esse móvel tem esse valorizado ao longo do tempo o que você pode acrescentar aqui é o valor gasto com obras por exemplo você fez alguma reforma pintou tem nos recibos e notas fiscais então você pode acrescentar aqui e colocar nesse Campo aqui de discriminação o que que é esse valor a mais na parte de dívidas e ônus reais você vai colocar todas as suas dívidas o que você esteja em Dia com as parcelas por exemplo tem um

empréstimo ou então um financiamento de um carro você vai colocar aqui lembrando que nessa parte não entra financiam ento de imóvel porque o móvel não é seu até você terminar de quitar então tem as opções aqui você abre tem os códigos você coloca tudo direitinho de acordo com a sua dívida a parte o seguinte é um espólio escolhe ou não costumava comentar aqui no vídeo do Imposto de Renda Mas é uma parte para você fazer uma declaração de alguém que já faleceu É como se você informar se a Receita

Federal que o contribuinte não vai mais existir nos próximos anos e aqui eles acrescentaram uma parte ch amado sobrepartilha esse ano a novidade que que é isso se tem algum bem que ficou aí na justiça anos e anos até que fosse decidido com quem ia ficar o Antigamente você precisava fazer uma declaração retificadora final de partilha enviar agora não precisa mais é só você colocar aqui nesse Campo diz sobre a partilha você não precisa fazer uma retificadora nesses casos a próxima abre e doação a

partir dos políticos e candidatos se você acredita em algum candidato tocou apoiar as ideias dele fez algum investimento aí na campanha você pode colocar aqui é sempre importante colocar o CNPJ dele seja candidata seja partido político todos tem CNPJ tá bem depois de preencher tudo na sua declaração do Imposto de Renda você tem então decidi se você vai optar pela declaração completa ou simplificada na completa você abate aqueles gastos com médico educação já na simplificada você vai reduzir um

valor fixo do rendimento tributável que são vinte por cento a minha dica é que v ocê preencha tudo da melhor maneira possível da maneira mais completa para ver no final o que vale a pena de fato aqui no canto inferior esquerdo você vai ter uma noção do quanto que você tem a pagar ou do quanto que você tem a receber e vai poder ver o que é mais vantajoso para você pode escolher por deduções legais que é completa ou por desconto simplificado que é a declaração simplificada por último aqui a gente

tem as pendências como eu não fiz né uma declaração completa que fiz só uma simulação bem rápida para vocês apareceu um monte de pendência que tem vários várias informações vermelhas amarelas então isso aqui é tudo que tá errado na minha declaração a princípio que eles detectaram seu clicar em cima aqui ele já cai na ficha onde eu tenho que fazer a mudança então facilita verifique sempre as suas e antes de você enviar a sua declaração e esse ano também tem uma novidade com a popularização dos

bancos de Tais além de receber restituição Se esse for o seu caso em conta-corrente conta-poupança você vai poder colocar aqui uma conta de pagamento agora se você tem algum tipo de imposto a pagar você vai ter que emitir o darf e pagar né acertar suas contas aí com a Receita Federal esse vídeo te ajudou então compartilha com seus amigos para que esse passo a passo possa chegar a mais pessoas se você ficou com alguma dúvida deixa aqui nos comentários desse vídeo que eu vou procurar responder

Além disso toda semana eu estarei no canal d declaração

0 resposta a "Imposto de Renda 2021: Confira o passo a passo para fazer a declaração"

Postar um comentário

Iklan Atas Artikel

Iklan Tengah Artikel 1

Iklan Tengah Artikel 2

Iklan Bawah Artikel