EAP ou WBS? Estrutura Analítica do Projeto - Como Fazer? (Veja Playlist Completa no Canal)

EAP ou WBS? Estrutura Analítica do Projeto - Como Fazer? (V

EAP ou WBS? Estrutura Analítica do Projeto - Como Fazer? (Veja Playlist Completa no Canal)


60.930 visualizações • 26 de jul. de 2021 • ASSISTA O CURSO COMPLETO SOBRE FUNDAMENTOS DA GESTÃO DE PROJETOS: https://www.youtube.com/playlist?list... A grande verdade é que todo projeto possui um escopo. Quando bem definido, é mais fácil de controlar. Embora todo gerente de projetos saiba o que é uma EAP (Estrutura Analítica do Projeto), surgem dificuldades na hora de criar uma EAP para o nosso projeto real. Isso acontece com você? EAP é uma estrutura hierárquica orientada a entregas. Mas o que significa hierárquica? Devo dividir em fases ou subprodutos? Até qual nível eu devo detalhar a EAP? Essas e outras perguntas são respondidas na vídeo-aula gratuita deste vídeo. --- 👋 Compartilhe com um amigo. 🔔 Gosta de notícias de gestão de projetos e tecnologia? Inscreva-se no canal com apenas 2 cliques: https://bit.ly/CanalMarioTrentim ​ 🚩 Minhas redes sociais: LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/trentim ​ Instagram: https://www.instagram.com/mariotrentim ​ Facebook: https://www.facebook.com/trentimbr ​ 🤓Descubra mais conteúdos sobre Gestão de Projetos em minha Newsletter do LinkedIn: https://trent.im/mario ​ 🤗 Obrigado por assistir! Um grande abraço e até o próximo vídeo. #gestao #gestaodeprojetos #gerenciamentodeprojetos #trentim #project #pmi #pmp #pmbok #prince2 #gestaoagil #scrum #agile #microsoft Mostrar menos Mostrar mais

EAP ou WBS? Estrutura Analítica do Projeto - Como Fazer? (Veja Playlist Completa no Canal)



olá pessoal som marcante nesse vídeo nós vamos falar sobre a estrutura analítica do projeto que a estrutura analítica do projeto para que serve essa nossa famosa ea p8 breaking dawn estrutura o wbr que todo o projeto precisa ter a gente precisa sempre fazer o escopo do seu projeto a grande dificuldade é conseguir entender e identificar quais são os tipos de atenas porque todo mundo sabe o que é uma mp já é bem conhecido na estrutura política do projeto é uma estrutura hierárquica orientado

entregas basicamente significa que você tem o seu projeto decomposto em pequenas caixinhas melhores pacotes de trabalho e agora nesse vídeo vou ensinar você quais são os três principais tipos de app e a partir desses três tipos e até combinados a gente vai criar um exemplo de projeto que vai facilitar muito a organização do trabalho nos seus projectos futuros vamos lá a estrutura analítica do projeto então nossa famosa e ap o estrutura analítica do projeto conhece muito bem essa noss a

estrutura analítica do projeto nos principais até fatos de todos por todo o projeto precisa ter no mínimo escopo tempo o custo escopo que estar aí a pena declaração do escopo do projeto no dicionário da hp ele contém as entregas ou seja o nosso escopo do projeto ele definir aqui o que vai ser feito no seu projeto então escopo diz o que vai fazer no seu projecto o que significa não apenas atingir o objetivo o seu projecto mas também você conseguir definir as pequenas entre gas porque não dá

para simplesmente você pensar em fazer um novo software em construir um shopping center em fazer um grande projeto social não foi capaz de entender quais são as pequenas peças pequenas partes que o compõem e aí então vem a nossa estrutura logística do projeto que essa organização hierárquica que uma estrutura hierárquica orientada a entrega vamos falar nos tipos e até então ela é trágica isso é muito importante ea action ou seja você tem aqui a sua é a pp send o dividido em níveis que existe uma

hierarquia que ela é orientada a entrega e ela pode ter quantos níveis quantos níveis pode ter sua estrutura analítica do projeto a estrutura analítica do projeto pode ter quando os níveis forem necessários seu projeto se você precisar de um nível dois níveis 10 níveis 50 níveis se a gente for pensar apenas no software microsoft project profeta não por exemplo permite que você tenha 65535 níveis de estrutura logística do projeto significa que você vai quebrando quebrando quebrando até ter 65

mil níveis de apenas e muita gente acha isso um absurdo mas é claro que depende do tamanho e do tipo seu projeto a complexidade do seu projecto é que vai determinar o quanto você precisa de ateu que a gente conhece daí a peso é que o nível mais baixo aqui da iap esse nível mais baixo é chamado de pacotes de trabalho e qual é o tamanho desse pacote trabalho como você sabe que você chegou neste pacote de trabalho esse pacote trabalho tem uma heurística uma regrinha aqui para poder facilitar nossa

vida no momento em que isso você vai definir se é um bom pacote trabalhos ele ainda está muito grande ea senhor esticão a regrinha diz que o seu pacote trabalho deve ter em torno de 8 a 80 horas que que isso significa significa que você deve ser capaz de estimar aquele pacote de trabalho lhe com um pouco mais de certeza uns dez dias de trabalho é algo que é suficiente uma dez dias de trabalho é claro que se você tiver um pro jeto cinco anos um grande projeto e seu projeto ele pode ter pacote

trabalhar um pouco maiores que depois você vai detalhando ao longo do tempo de maneira progressiva e interativa conhecer melhor mas esse pacote trabalho que ele deve ter um nível onde você tem a capacidade de este mar a gente tem a capacidade de atribuir ou designar responsáveis não existe mais recursos e durações atribuir e designar responsável e você consegue akp alguma certeza ou precisam não diremos certeza v ocê tem um detalhamento aqui que é suficiente um detalhamento suficiente uma

precisão que é suficiente um bom exemplo imagina essa sala aqui onde estou se a gente fosse fazer uma época de construção nessa sala e eu digo para você que a gente precisa construir a sala inteira o prédio que a gente tem o prédio vou dizer que o pacote de trabalho é fazer a sala inteira você acha que esse é um pacote trabalho está bem definido de carro da praia ou atribuir um responsável só eu consi go estimado oração com precisão com sistema all custos recursos fazer as atribuições não porque

é um pacote muito grande muitas vezes quando você foi atribuir esse pacote para sua equipe de projeto você vai ver que ele é tão grande que as pessoas não sabem nem por onde começar ela não sabe por onde começar esta sala agora se eu quebrar em pacote de trabalho menores por exemplo piso a pintura climatização a parte de iluminação a partir de multimídia agora já ficou mais fácil para faze r o piso dessa sala eu vou designar um responsável e vai conseguir estimar quanto tempo dura para fazer o

piso ele vai conseguir se firmar e atribuir recursos atribuir orçamento mesma coisa com a climatização e assim sucessivamente então quando o seu pacote de trabalho ele for atos facilmente estimável com alguma precisão detalhamento e que você consegue atribuir designar um responsável ele sabe por onde começar aí você tem um bom pacote de trabalho e isso também vai depender da ma turidade da sua equipe de gerenciamento de projetos dos seus fornecedores dos seus temple desejo porque quando eu tenho

uma equipe de projeto é mais madura que eles são mais senhores eu gosto da pacotes maiores que eles sabem por onde começar se eu pegar um programador sênior por exemplo eu disse para ele que o pacote trabalho é testar o pacote até se ele sabe que precisa seguir o padrão 1 precisa fazer é março de dado e tetra sabe que ele precisa fazer várias coisas ali porque ele j á é um profissional sênior eu posso dar um pacote - definido para ele vai ter capacidade de executar com base na sua experiência no

seu conhecimento na sua maturidade na sua senioridade se eu tiver uma equipe de projeto que é mais júnior eu preciso ter um outro cuidado que é definir melhor as entregas com pedacinhos menores por exemplo teste aí eu vou ter preparação dos dados simulação relatório o tc vários outros pacotes menores ali porque a pessoa não sabe o que precisa ser feito e ntão é apenas a estrutura do projeto ela hierárquica orientada entregas você tem o último nível dela que podem ser vários níveis da e níveis

para barrasso 65.000 níveis trabalho que a gente vem usando project e o pacote de trabalho você deve ser capaz de estimar a atribuir ter algum detalhamento esse detalhe aqui né você pode usar aquela regrinha heurística de que o seu pacote trabalho tenha em torno de 8 80 horas não precisa ser exatamente isso mas eu já te dá uma idéia de grande za uma tarefa de dez dias úteis duas semanas eu consigo atribuir uma pessoa designar recursos a um tamanho bom talvez uma tarefa de um mês se o pacote com

muito grande um pacote de trabalho que demora por exemplo 12 meses tem muita chance de ele ser mal definido e depois ele não ser executado corretamente então essa é a idéia voltando à questão de ser hierárquica nossa é a peer arca isso é uma coisa muito pouco compreendida infelizmente vamos ver quais são as implicações dessa nossa ea perseguir a que a gente tem três tipos de app existem três tipos fundamentais deap que você precisa conhecer para ser capaz de fazer bem os seus projetos daqui

pra frente o primeiro tipo de app é aquela que a gente chama de ea p funcional vamos colocar as nossas é a pedrinha saque de app funcional o que é um ep e funcional manter funcional é aquela que está dividida nos níveis relacionados à especialização e ao conhecimento há departamentos de uma determinada organização tão má e até funcional estaria dividida que por exemplo em marketing engenharia estaria definido aqui por exemplo em produção outras áreas da nossa organização estão a funcionar welle

está dividida por especializações funções o departamento ainda muita organização que usa esse tipo de até porque faz sentido no contexto do projeto delas especialmente organizações são mais generalizadas são mais organizações do tipo funcional mesmo iraque lado mas eu conheço organizações trabalham dessa ma neira funciona muito bem se você tivesse que fazer uma e até aqui por exemplo de um novo prédio a gente poderia fazer essa nossa nova é apenas uma época e funcional eu teria que o marketing do

prédio teria que venham aqui por exemplo desenhos maquetes propagandas eu teria que a hegemonia do nosso prédio e poderia ter todos os aspectos aqui de engenharia ea parte de produção que seria a execução ou construção uma área de operações dessa minha construtora e funciona bem você deve saber que a ip funcional está sendo dividida por especialização vamos a um outro tipo de app o outro tipo de app que já é mais comum é provavelmente você conhece é ap por produtos ou sistemas produtivos

ou sistemas nessa época a gente tem uma divisão em sub sistemas é pedaços do projeto pedaços do produto na verdade né pedaços do produto voltado muito aqui para o produto é um tipo de hpv que é comum em produtos que são complexos podem ser produtos ou serviços que são complexos imagi na que a gente tivesse fazendo aqui a nossa ea pedir um carro eu venho aqui eu quero dividir em chassi quero dividir em motorização quero dividir em sistemas de conforto por exemplo de conforto e segurança então

poderia dividir a minha tese enquanto sub-sistemas eu quisesse depois vem quebrando aqui também os pedaços do meu motor gestão eletrônica assim por diante então vai a tempo um produto ela está sendo dividida em partes do produto sistema ou serviço que está sendo criado vo cê provavelmente já viu manhã p como essa mãe até de um avião com as suas partes ou mesmo uma é a pena construção civil dividido aqui pelas suas partes é um formato de a pec faz bastante sentido porque ele é razoavelmente

intuitivo pra gente que leva você a ideia de estar montando um produto que o trabalho necessário para aquele produto e um terceiro e mais comum tipo de até a nossa ea pt temporal não é app temporal é aquela que está organizada por fases no tempo então nossa ea p temporal ela está organizada por fases aqui no tempo e temporal ela vai ter nomes do ciclo de vida do seu produto tão temporal significa fases e aqui você tem um ciclo de vida ciclo de vida do seu projeto que poderia ser aqui por exemplo

uma fase de concepção eu poderia ter uma fase de design poderia ter uma fase de construção o protótipo e assim sucessivamente então é a p o temporal ea perfume funcional nossa equipe ela está organizada por fases e esse ciclo de vida dela depende i ndústria seu projeto então a gente tem um ciclo de vida da construção civil um ciclo de vida da indústria farmacêutica um ciclo de vida da indústria de ti e ii por exemplo poderia usar o hulk eo leste no unifieo bros e poderia usar céu você poderia

utilizar qualquer abordagem baseada o próprio prince dividido em fases qualquer maneira que fosse faseado você teria manhã pt temporal ou essa nossa equipe por fase então são três grandes ipos aqui dhpp que você deve saber quando usar c ada uma especialização a gente tem produtos e sistemas a gente tem a nossa e ap temporal agora vão criar uma e apesar do começo ao fim aqui para ficar mais claro para a gente e também para a gente conseguir determinar quais são os grandes desafios na hora de fazer

uma linha p a primeira coisa que você deve ter em mente é hierárquica e orientada a entregas então sempre que você for criar uma nova e app vamos criar nós é a pedir exemplo aqui uns criou 6 p d exemplo aqui no começo a gent e tem um projeto novo só fazer um novo shopping center park na cidade de são josé dos campos você cria a sua até então fazia a linha tem aqui um shopping e agora como é que eu faço para dividir eu devo dividir por funções eu devo dividir o produto deve dividir por fatos essa

é uma decisão do gerente de projetos junto com a sua equipe e você termina o ciclo de vida de relançamento do projeto muitas vezes a sua organização ela já vai definir alguma maneira funciona melhor para os tipos de projeto dela então você vai tomar essa decisão consciente no seu próximo nível de afp vamos imaginar que a gente quer que esse nosso shopping seja dividido em fases vão fazer um em app temporal aqui a gente vai pegar um temporal aqui ciclo de vida e aqui nós vamos ter a viabilidade

ea nossa viabilidade depois disso nós vamos ter aqui a concepção desse shopping tendo a concepção do nosso shopping a gente vai ter a construção poderia também estar dividido em várias fases e aí vamo s ter a inauguração vamos inaugurar o nosso encerramento muito bem você acha que essa estrutura analítica do projeto ela já está em um nível que é aceitável já está no nível de pacote trabalho eu posso pegar essa viabilidade eu consigo estimar e já consigo designar quem vai ser o responsável já

consigo ter todo o controle do meu projeto somente através da verdade não é um pacote muito grande então a gente precisa quebrar a viabilidade mas você gostaria de quebrar a viabilidade po r funções por produtos ou temporal de novo poderia quebrar ela temporal poderia ter fase um da viabilidade de habilidade fase 2 e habilidade fase 3 eu vou preferir pra gente poder trincar 1 quem com esses tipos de até dividir sua viabilidade em funções eu quero ter uma viabilidade do marketing saber bocha é bom

mesmo é uma coisa interessante abrir no shopping eu quero ter uma viabilidade do financeiro fluxo de caixa financiamento project finance ii de onde vai vir o dinheiro se a gent e vai ter acionistas a gente vai ter opções no fim financeiro ea engenharia então s pedaço aqui da minha b ele é funcional funcional e num outro nível se eu quisesse eu poderia quebrar de novo e fazer faze sac marketing fazer um marketing faz dois poderia quebrar um produto se fizesse sentido então toda vez que estiver

descendo um nível da hp você precisa saber se vale a pena você continuar com aquele mesmo modelo de até que você estava ou se faz sentido você trocar aquele modelo de app na concepção a gente poderia ter aqui a concepção detalhada o detalhamento aqui mantive o nosso grande o pacote pré concepção ea nossa concessão detalhada para a construção eu vou querer trocar de tipo de produto vou determinar o que eu quero fazer por exemplo civil quero fazer parte de mim eu quero fazer hidráulica e

elétrica eu quero fazer parte de acabamento fim dividindo ele em sub sistemas ou em pedaços do produto que vai ser o nosso produto final então que uma é apenas esse nível aqui produtiva cada produto então eu posso a cada nível fornecendo nessa eu viesse aqui dentro do civil poderia criar de novo fase 2 que funcional ou poder enfim toda vez que você está descendo um lindo você tem uma chance de reavaliar sua app é muito importante você lembrar que ele é hierárquico significa se irar significa que

quando você desce um nível você tem que garantir que cumprindo os pacotes desse nível aqui o nível acima automaticamente está pronto então s e eu olhar que eu devo dizer que quando eu terminar a parte de civil está pronto elétrico está pronto o acabamento está pronto significa que automaticamente a construção está pronta certo isso quer dizer que há é que você está desmontando os pacotes de trabalho quando o sub pacote estão prontos o seu pacote acima já está automaticamente pronto então se eu

terminar esta fase essa fase esta fase aqui e esta também o meu projeto está pronto então você tem que garantir a hierarquia não pode acontecer de eu acabar e sikhs aqui e sei que ainda não está pronta faltando alguma coisa quer dizer que faltou um pacote de trabalho e tem uma outra coisa muito importante quando a gente está falando de app e uma boa prática de sc é que nos seus pacotes de trabalho na sua e apenas a gente tem pacotes trabalho de entregas têm fase você deve sempre que

possível procura usar aqui substantivos ou participam na eape regra de ouro aqui muita atenção substantivo com o par ticípio significa que tenha uma entrega significa que tem algo que vai ser satisfeito por aquela sua entrega então substantivo ou participar eu tenho tece hidráulica elétrica acabamento relatório contrato assinado eu não tenho verbos os verbos vão fazer parte do seu cronograma na hora que você estiver construído o cronograma eo cronograma só começa a ser construído no momento em

que a sua e até estiver completa não começou e afetivo é completa a gente chega no nível lá de pacote de trabalho queremos nosso pacote de trabalho aqui o seu nível de pacote de trabalho uma entrega então digamos aqui que eu tenho um relatório saiu um relatório da civil aqui por exemplo o relatório e aí sim você faz a transição entre o que é gerenciamento do escopo aqui acabou aqui em cima a gente tem escopo e aqui começa a virar cronograma o cronograma começa quando você pega uma entrega um

pacote trabalho relatório por um contrato assinado e você vem para o primeiro processo a um segundo processo na verdade que é listar tarefas está a tarefa então para ter o relatório preciso coletar informações e analisar informações redigir o relatório obter a assinatura imprimir relatórios salvar no meu check point aí sim o relatório está pronto e essa lista de tarefas aqui são os verbos ou ações para executar o seu escopo do projeto então o tempo aqui em baixo no nosso gerenciamento do tempo

o gerenciamento do tempo onde vão estar os verbos onde vão estar as tarefas onde vai estar seqüência o escopo de sua gente o que o tempo diz pra gente o como e quando vai ser feito então seu gerenciamento do tempo a equipe diz pra gente e vamos colocar ele é diferente aqui nosso gerenciamento do tempo ele diz como vai ser feito que tarefas e quando vai ser feito é muito importante entender esses três tipos e até para a gente resume aqui fechar é a perfis ional / especialização ea pedida

por áreas da sua organização a gente tem até por produto que está co m pedaços do produto como se você tivesse montando seu produto pegando manualzinho na sua bicicleta desmontada e cada parte aqui a gente tem até temporal que tem fases ea gente tem a nossa ea pea que pode combinar essas três coisas são conceituais aqui teóricas nada impede que você misturar as duas três tipos e até uma coisa muito comum sempre me perguntam é que a gente costuma colocar um pacote de gerenciamento do projeto aqui

em paralelo porque ocorre em paralelo com todos os outro s pacotes então gerenciamento do projeto se você quiser incluíram como separado ou colocar esse gerenciamento do projeto dividido dentro das fases cada fase tem um aspecto de financiamento é uma decisão do gerente de projeto também é importante que vocês em coloque as tarefas administrativas não só às tarefas que são são de construção do produto aqui mesmo mas divirtam no projeto devem aparecer um pacote separado uma mãe pode ser ali

no nível mesmo mais elevado da hp ou dentro eja Playlist Completa no Canal)

0 resposta a "EAP ou WBS? Estrutura Analítica do Projeto - Como Fazer? (Veja Playlist Completa no Canal)"

Postar um comentário

Iklan Atas Artikel

Iklan Tengah Artikel 1

Iklan Tengah Artikel 2

Iklan Bawah Artikel